Editora 2B

10 Livros Que Todo Assistente Social Deve Ler!

20/09/2021

 

Independente do desejo de prestar um concurso público ou não, todos os profissionais de serviço social deveriam ter como livros de cabeceira aqueles que analisam as ciências sociais e também as relações sociais.

Então, antes de dizermos os 10 livros que não podem faltar na sua cabeceira, temos algumas dicas das boas para você:

1. Assine a nossa Lista Vip, para sempre receber conteúdos úteis como este! É só clicar aqui e se cadastrar.

2. Nós temos muitos materiais gratuitos disponíveis nas redes sociais da Assistente Social Concurseira (Instagram, Facebook e Youtube), sem falar nos nossos e-books! Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso e-book com Legislações Sociais comentadas.
 

Veja abaixo a lista com os 10 livros que todo assistente social deve ler!

1) Marilda Iamamoto  - Serviço Social na Contemporaneidade


Este livro, ao voltar-se para os cenários e tendências do Serviço Social, diante do contexto de transformações sociais observadas no capitalismo, aborda uma série de questões para o trabalho e para a formação profissional do assistente social, dimensões complementares na inserção da profissão na história contemporânea.

O livro demonstra os impactos que as novas conjunturas causam no Serviço Social, ressaltando o desafio de repensar a formação profissional em tempos de novas demandas.

 

2) Vicente de Paula Faleiros - Saber Profissional e Poder Institucional


Esta obra procura retomar uma temática comum de grande repercussão nos meios profissionais - a relação existente entre o saber profissional e o poder político. Alguns dos questionamentos que surgem podem ser:

- Que poder exercem os profissionais através do saber?

- Seu saber é autônomo?

- Há uma metodologia própria da profissão?, entre outras questões.

 

3) Maria Irene de Carvalho - Ética Aplicada ao Serviço Social Dilemas e Práticas Profissionais


Numa sociedade que muda a um ritmo acelerado, é importante que o Serviço Social mantenha a sua capacidade de intervir socialmente, utilizando os seus saberes, instrumentos técnicos e valores éticos para garantir a identidade cultural dos cidadãos, dos grupos e das comunidades.

O Serviço Social é uma profissão centrada nas pessoas, na qual os direitos humanos têm importância vital. O código de ética dos assistentes sociais é de grande importância para a profissão e para os profissionais, pois permite a análise e a reflexão de questões e dilemas com os quais se deparam no cotidiano, possibilitando a tomada de decisões eticamente orientadas.

Este livro não pretende evidenciar as grandes teorias éticas, mas sim possibilitar uma reflexão sobre a aplicabilidade da ética e da deontologia na comunidade em geral, e no Serviço Social em particular.

Através da apresentação de casos reais, resultantes da experiência da Autora enquanto assistente social, esta obra pretende evidenciar algumas questões sensíveis à ética e potenciar a reflexão sobre estas temáticas, situando os desafios do Serviço Social na atualidade.

Demonstrando os princípios e os valores do Serviço Social no quadro de referência dos direitos humanos, esta é uma obra que se destina aos alunos do Serviço Social no ensino superior, aos assistentes sociais e a outros profissionais que manifestem interesse na área do Serviço Social, na qual poderão encontrar, entre outros, os seguintes temas:

· Desafios da profissão

· Direitos humanos

· Princípios e valores

· Ética aplicada

· Deveres profissionais

· Prática profissional

· Produção de conhecimento

· Disseminação do saber

 Construção de comunidade

 

4) José Paulo Netto - Capitalismo monopolista e Serviço Social


Este livro traz a temática do surgimento da profissão, vinculando a sua história à emergência do Estado burguês na idade do monopólio, aos projetos das classes sociais fundamentais e à execução das políticas sociais. Discute também a estrutura teórico-prática do Serviço Social fundada em peculiar sincretismo.


5) Myrian Veras Baptista - Investigação em Serviço Social


Este livro aborda o tema da investigação em serviço social a partir da prática profissional, cotidiana, concreta, que se traduz em objeto de investigação.

Para tal, elabora categorias analíticas que permitem equacionar a investigação e analisar a intervenção profissional, como um produto humano, um processo dialético contínuo de (re)construção, inserido em um contexto sócio-histórico e cultural.

 

6) Maria Lúcia Martinelli - Serviço Social Identidade e Alienação


'Serviço Social - identidade e alienação' é um estudo de natureza hermenêutica sobre o Serviço Social em suas relações com a sociedade capitalista, onde teve sua origem e desenvolvimento.

O livro aborda questões nos textos de Serviço Social, como a identidade profissional, a alienação, o fetiche da prática e a consciência de classe da categoria profissional.

A autora pretende desvendar as contradições e antagonismos que marcam a prática do Serviço Social no Brasil e afirma que exatamente por ser contraditória, tal prática abre espaços para novas totalizações, sintonizadas com o nível de desenvolvimento das contradições sociais, com os anseios da liberdade e democracia da sociedade brasileira.

 

7) Yolanda Guerra - A Instrumentalidade do Serviço Social


O livro tem se consolidado como um clássico no debate da profissão, mas mantém sua extrema atualidade. Nele, a autora questiona a visão hegemônica da instrumentalidade como referida nos instrumentos operativos; compreensão atrelada aos limites de uma razão formal abstrata.
 

8) Maria Cecília Minayo - Pesquisa Social – teoria, método e criatividade


Este livro introduz o estudante de graduação ao mundo da investigação social e da pesquisa qualitativa. Pela sua linguagem simples e objetiva, atende aos interesses dos universitários das mais diferentes áreas que desejam aprender a escrever um projeto de pesquisa e iniciar-se no trabalho empírico.
 

9) Vicente de Paula Faleiros - A política social do estado capitalista


Situa o alcance das medidas de política social no desenvolvimento do capitalismo e da luta de classes, apresentando um debate teórico em torno dessas políticas e de suas funções no Estado capitalista. Mostra que as conquistas no campo da política social são o resultado de lutas sociais e que somente organizadas e mobilizadas poderão as classes dominadas manter e aumentar seus benefícios sociais.
 

10) 2B Educação - Super Livro de Serviço Social para Concursos


O Super Livro de Serviço Social para Concursos é mais do que um livro, é uma jornada. Tudo isso para melhorar ainda mais a qualidade dos materiais que estávamos levando para os nossos estudantes de concursos de Serviço Social.

Com o Super Livro, além das questões comentadas, o estudante  terá acesso a resumos práticos e mapas mentais para fixar o conhecimento estudado.

Além de tudo isso, desenvolvemos uma plataforma online para o estudante ter acesso logo após a compra, e já iniciar os seus estudos.


Aproveite uma amostra grátis do Super Livro de Serviço Social para Concursos com este e-book gratuito! É só clicar aqui, colocar o seu e-mail e aproveitar!