10 Livros Que Todo T.I Deveria Ler!

Working effectively with legacy code

Escrito por Michael C. Feathers, o livro trata do desenvolvimento ágil de software, com foco na criação de códigos limpos e em como o desenvolvimento incremental é importante na indústria de software. É um livro para desenvolvedores que trabalham com manutenção, debugging e também desenvolvendo códigos do zero.


Design Patterns

Livro escrito por Ralph Johnson, Erich Gamma, John Vlissides e Richard Helm, quatro designers e arquitetos de sistemas orientados a objetos. O livro traz 23 padrões de design para sistemas contendo soluções simples e sucintas para os problemas mais comuns de engenharia de software. O design de software e a arquitetura de sistemas é um ponto chave para a criação de bons programas. Saber as soluções para os problemas que certamente irão surgir é um diferencial importante.


Clean Code

Livro de autoria do engenheiro de software Robert C. Martin. Um método pragmático para escrever códigos do zero de forma eficaz e robusta. O título, que na versão em português ficou “Código limpo“, é bem sugestivo.

 

Java Concurrency in Practice

A obra mais indicada no Stack Overflow sobre aplicações concorrentes usando Java. Foi escrito por Brian Goetz e Tim Peierls. A programação concorrente é um paradigma de programação que tem aumentado de popularidade. Trata-se de programar e desenvolver softwares que façam uso da execução simultânea (daí o nome concorrente) de várias tarefas. No livro de Brian Goetz, esse paradigma é aplicado à linguagem de programação mais utilizada no mundo.


Domain Driven Design

Livro voltado para o DDD – Domain Driven Design. Eric Evans apresenta as melhores técnicas de como incorporar esse tipo de modelagem no desenvolvimento de software. O livro contém um vasto acervo de padrões baseados em experiências do autor ao longo de seus mais de 20 anos de atuação com desenvolvimento e engenharia de software usando Orientação a Objetos.


JavaScript

Esse livro, de Douglas Crockford, é uma das principais referências para aprendizado e aperfeiçoamento em JavaScript. O livro cobre os principais assuntos da linguagem como: sintaxe, objetos, funções, herança e vários outros mais.


Patterns of Enterprise Application Architecture

Livro de Martin Fowler. Uma obra de referência para desenvolvedores de sistemas que visa fornecer soluções já comprovadas para problemas do dia a dia na criação de sistemas.


Code complete

Steve McConnell apresenta esse manual de melhores práticas do desenvolvimento de software, incluindo design e boas técnicas de programação. Existe uma primeira versão, voltada mais para programação básica. O livro indicado na lista (e que aparece na foto) é o segundo volume.


Refactoring

Escrito por Martin Fowler, que já apareceu nessa lista, e por Kent Beck, um dos fundadores do Extreme Programming, este livro é uma obra focada na refatoração, um dos princípios mais importantes de uma das metodologias ágeis mais famosas e populares no mundo. Saber refatorar códigos de forma adequada e extraindo o máximo do software é o que os autores buscam ensinar aos leitores. Kent Beck, um dos autores, é famoso também por seu principal livro sobre XP – Extreme Programming Explained: Embrace. Essa metodologia ágil é, ao lado do Scrum, uma das mais populares do mundo.

 

Head First Design Patterns

Um livro para programadores Java, principalmente. Escrito por quatro autores: Eric Freeman, Elisabeth Freeman, Kathy Sierra, Bert Bates, o livro apresenta os melhores padrões de design para trabalhar com a linguagem Java. O livro em português recebeu a tradução de “Use a Cabeça! – Padrões de Projetos design”, seguindo a linha de que existem padrões e projetos de design que evitam que o programador fique sempre reinventando a roda.

ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br