Aos 38 anos, Claudia Sender assumiu a presidência da TAM um ano após ter sido concluída a fusão da empresa com a LAN, e que deu origem à maior companhia aérea da América Latina. A frente da companhia, ela tornou-se uma das executivas mais respeitadas do Brasil, considerada pela Revista Forbes uma das dez mulheres mais poderosas do país e um dos 40 jovens executivos mais promissores do mundo.
 
“Acho que cheguei à presidência da TAM pelo meu histórico de resultados e estratégias a longo prazo que implementei durante minha carreira. A habilidade de trabalhar com tantas pessoas diferentes também pesou muito”, ela explica ao Na Prática. Sua trajetória até então havia sido diversa: formada em Engenharia Química, começou sua carreira como estagiária da consultoria Bain & Company, onde permaneceu por sete anos, e depois trabalhou por mais sete na Whirpool Latin America, dona das marcas Brastemp e Consul. Acumulou ainda um MBA na pratigiada escola de negócios de Harvard.
 
A seguir, veja quatro dicas que ela compartilhou com exclusividade com os leitores do Na Prática, e que fazem parte do minicurso por email Conselho de CEO – Aprenda sobre a carreira em gestão empresarial com grandes líderes.
 
 
Dica 1: Pessoas não são números
 
Muito se fala que metas ambiciosas ajudam a motivar as pessoas a correr atrás do resultado. No entanto, metas não são só números, precisam ser aspiracionais e se relacionar com o sonho das pessoas. Isso vale tanto para a empresa, a equipe, e individualmente.
 
 
Dica 2: Resultados dispensam explicações
 
No final das contas, o que vai contribuir para o seu valor dentro de uma empresa é o resultado que você foi capaz de entregar, e não as eventuais explicações sobre o que deu certo ou errado. Por isso é importante não olhar só para o esforço que você coloca nas tarefas seu dia a dia, mas sim também no resultado que essas tarefas estão gerando. Esse é o famoso “foco em resultados”.
 
 
Dica 3: O consumidor é quem manda
 
Por mais que o resultado para o acionista seja a prioridade de uma empresa, é preciso entender que quem sustenta a longevidade da companhia é o consumidor – portanto, sua opinião é muito importante nas decisões de negócio.
 
 
Dica 4: Calibre a ansiedade
 
Na dose certa, ansiedade é bom e gera um senso de urgência. Porém, fora do controle, vai causar decisões precipitadas e que vão atrapalhar a sua carreira.


Fonte: Exame
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