Um educador pode tirar lições de várias situações cotidianas e até mesmo a sétima arte pode transmitir ensinamentos preciosos para quem atua na área de Pedagogia. Pensando nisso, listamos alguns filmes incríveis, que contam histórias de profissionais criativos e dedicados, relatam metodologias inovadoras e trazem à tona a importância da educação. Confira nossa lista, assista aos filmes que você ainda não viu e enriqueça a sua prática pedagógica.
 
1. Clube do Imperador
 
Clube do Imperador conta a história de William Hundert, um docente completamente apaixonado pelo ofício. Esse professor de vida pacata tem a sua rotina completamente desestruturada com a chegada de um novo estudante à escola. O que a início se mostrou uma guerra de egos, logo se transformou em uma amizade sincera entre professor e aluno. Vale a pena assistir ao filme porque ele mostra como o bom relacionamento pode afetar os resultados no ensino-aprendizagem.
 

2. Sociedade dos Poetas Mortos
 
Nesse filme, Robin Williams vive um professor de literatura nem um pouco ortodoxo. Ele dá aulas em uma escola voltada para jovens e com a sua sabedoria e talento, consegue inspirar os seus alunos e motivá-los a  lutar pelos seus sonhos, viver suas paixões e mudar o rumo de suas vidas de uma forma extraordinária. Sociedade dos Poetas Mortos é um clássico que merece ser visto.
 

3. Escritores da Liberdade
 
Escritores da Liberdade é um filme marcado pela sensibilidade. Nele, uma professora busca combater a deficiência do sistema de ensino. Ela procura a todo custo fazer a diferença na vida dos estudantes, que por sua vez, foram criados em meio à agressividade e violência da periferia. Através de diários, a professora dá voz aos alunos e propõe que os adolescentes escrevam suas histórias. Vale acrescentar que o filme é baseado em uma história real.
 

4. Uma Mente Brilhante
 
O filme narra a história do brilhante John Nash, que com apenas 21 anos, foi capaz de formular um teorema que comprovou sua genialidade. Nash ganhou o Prêmio Nobel, apesar de ter sido diagnosticado pelos médicos como esquizofrênico. A obra cinematográfica inspirada em uma histórila real é fascinante e apresenta o sucesso da carreira intelectual de Nash em contraponto com as batalhas travadas na sua vida pessoal.
 

5. Preciosa
 
Preciosa é um filme comovente, que mostra como a educação pode trazer esperança para as pessoas desacreditadas. Jones, vivida por Gabourey Sidibe, é uma garota de 16 anos que passa por inúmeras privações no decorrer de sua juventude. Ela é constantemente abusada pela mãe, foi violentada pelo pai e está grávida do seu segundo filho, quando é convidada para frequentar uma escola diferente. As coisas começam a mudar a partir daí, pois uma fagulha de esperança acende na vida de Jones.
 

6. Pro Dia Nascer Feliz
 
Esse documentário apresenta diferentes situações em que adolescentes ricos e pobres, de 14 a 17 anos, enfrentam na escola. Dentre essas situações estão o preconceito, a precariedade, a esperança e a violência. Vários estudantes da periferia de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro foram entrevistados. Além disso, estudantes de grandes colégios particulares também deram seu testemunho. Trata-se de um filme interessante para confrontar as duas realidades.

 
Fonte: LearnCafe
 
ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br