2B Educação

7 matérias mais cobradas em concursos para Assistentes Sociais hoje.

11/02/2019


Aprovação em concurso é um desejo em comum entre muitos de nós, mas às vezes não sabemos como alcança-lo, nem mesmo como começar a estudar para eles. Então como você já sabe, nós da 2B queremos te ajudar com isso. Se liga nessas dicas de matérias de concursos para Assistentes Sociais
 
Confira os melhores concursos disponíveis na área de Serviço Social!
 
Tópicos do texto:
  1. 1 - Concursos para Assistentes Sociais: Matérias mais cobradas
  2. 2 - Funções do Assistente Social em Órgãos Públicos
  3. 3 - Principais Bancas
  4. 4 - Estruturas das provas
  5. 5 - Etapas e Aplicações das Provas
  6. 6 - Vantagens de ser Servidor Público
     
 
  1. 1 - Concursos para Assistentes Sociais: Matérias mais cobradas

 
Serviço Social abrange diversas áreas de atuação e  por mais que você seja especialista em uma delas, é necessário que tenha conhecimento de todas, pois a maioria das provas irão cobrar assuntos da área como um todo.
 
Para saber onde focar sua energia, confira algumas matérias mais cobradas para concursos em serviço social:
 
  • - Língua Portuguesa

Dentro dessa matéria, os pontos mais cobrados são acentuação, concordância, interpretação de texto e regência.
 
  • - Código de Ética

Este é um conteúdo que deve ser dominado por aqueles que querem a aprovação nos concursos de Serviço Social.
 
  • - ECA

Lei Federal é um assunto extremamente cobrado. O ponto principal a ser considerado é sua aplicação.
 
  • - LOAS ( nº 8.742)

Neste conteúdo não tem muito para onde fugir, saber a lei completa fará a diferença na hora da prova.
 
  • - Lei Nº 8.662

Esta lei nada mais é que a regulamentação da profissão. Sua recorrência nos concursos é quase obrigatória.
 
  • - Estatuto do Idoso

Assim como o Eca, é imprescindível saber as aplicabilidades do Estatuto do Idoso.
Lei que visa o cuidado e os direitos das mulheres. Esta tem sido cada vez mais cobrada. Dependendo da banca pode ser cobrado sua aplicabilidade ou sua parte teórica.
 
  1. 2 - Funções do Assistente Social em Órgãos Públicos

A função do Assistente Social está tendo um crescimento contínuo no mercado, principalmente quando se trata do cenário público.
 
Hoje se faz necessário um assistente social em hospitais, para cuidar e zelar de pacientes que não possuem condições; nas prefeituras, os quais ficam como responsáveis pelas diretrizes sociais gerais da cidade; nos tribunais, para ponderar processos, principalmente quando se trata de crianças.
 
A área mais nova e que tem tido grande crescimento é a da educação. Muitas vezes alunos com problemas de aprendizagem, não possuem déficit cognitivo, mas sim social.
 

Intervenção profissional em situações de calamidades

 
“A intervenção profissional de Serviço Social nas situações de calamidades, emergências e catástrofes, é absolutamente necessária e implica em compromisso ético e técnico destas e destes profissionais nas ações realizadas.
 
Dentre os princípios do Código de Ética Profissional que dão direção a estas intervenções das e dos assistentes sociais, destacamos:
  • Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo
  • Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras
  • Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;
 
São inúmeras as atividades desempenhadas pelas e pelos assistentes sociais nessas situações, relacionadas às ações que congregam atendimentos à sociedade em geral e a atendimentos específicos ao público diretamente afetado. Entretanto, importa destacar a preocupação de que tais atividades não caiam no assistencialismo ou voluntarismo.
O CRESS-MG orienta que as ações e intervenções profissionais tenham como parâmetro os indicativos e normativas das políticas públicas ali instaladas, com vistas a assegurar a continuidade dos atendimentos da população atingida, bem como, na perspectiva da garantia do acesso a direitos afiançados em situações desta natureza.”
 
Fonte: Exame, matéria relacionada ao desastre de Brumadinho (MG)/2019.
 
 
  1. 3 - Principais Bancas

Sabemos que há uma variedade ilimitada de bancas para concursos e sabemos que cada uma possui características específicas na hora das provas.
 
Um dos grandes segredos para passar em uma prova de concurso público é conhecer especialmente esses detalhes da banca que está fazendo a prova que você está concorrendo.
 
Para lhe ajudar neste ponto, separamos dicas das principais bancas:
 
  • - Cesp

Esta banca cobra muitos temas atuais, principalmente relacionado aos cargos concorridos.
 
 
  • - Fundação Carlos Chagas

Cobranças como comportamentos gerais, são pontos recorrentes desta banca. Sempre link a tese com o tema na introdução.
 
 
  • - Vunesp

Uma das bancas mais exigentes da atualidade. Cobra de forma quase que interina temas atuais que se relacionam com as partes teóricas do tema em questão.

 
  1. 4 - Estrutura das provas

É sempre importante ler o edital do concurso o qual você que prestar para se preparar devidamente para a prova e entender todas as etapas para ser nomeado, mas para facilitar, listamos alguns processos que podem ter presença marcada para sua aprovação:
 
  • - Provas com questões dissertativas

Questões dissertativas são aquelas sem opções de respostas, ou seja, o candidato tem que respondê-la em um pequeno espaço de forma escrita. A banca espera ver qual seu posicionamento, e grau de conhecimento sobre a questão cobrada. Não existe um padrão para esse tipo de questão.
 
 
  • - Provas com questões objetivas

São as mais comuns em processos seletivos de concursos. São questões que estão acompanhadas com uma série de alternativas, que sugerem a resposta. Porém só uma é a resposta adequada. O padrão mais conhecido para essa modalidade é o de alternativas nomeadas com letras do alfabeto.
 
  • - Prova prática  

Dependendo da segmentação da especialidade do cargo em questão, será exigido uma prova prática podendo ela ser variante. Podem ser considerados como exemplos desta categorias provas que avaliem direção, digitação e dicção.
 
  • - Avaliação Psicológicos

Este processo consiste basicamente em classificar o candidato como apto ou não para exercer o cargo determinado. Seus principais pontos podem ser a análise de concentração, raciocínio lógico, controle emocional e possíveis personalidades prejudiciais que restrinjam a posse ao cargo.
 
  • - Avaliação Física

Modalidade avaliativa que tem como foco a eliminação de candidatos não aptos para execução do cargo. O foco é classificar a capacidade física e orgânica do indivíduo. Este, é comum em concursos militares, e não tem padrões de aplicações.
 
  • - Exames Médicos

Para estar apto para assumir um cargo público, por lei o candidato não pode ter nenhuma doença pré-existente grave, contagiosa ou que não tenha cura na sua admissão.
 
Por isso, é necessário a realização de exames médicos para que seja comprovada a aptidão orgânica do candidato.
 
Como pode haver uma eliminação por conta dos resultados, estes são considerados parte do processo dos concursos públicos. Não há uma listagem regular dos exames pedidos, podendo assim serem variantes por concurso e por edições.

 
  1. 5 - Etapas e aplicação das provas

 
Sabemos que um Concurso Público é um processo complexo e previamente arquitetado. Para aumentar suas chances de aprovação você precisa entender como esses procedimentos são feitos e organizados.
 
Vale lembrar que há uma variação significativa de um concurso para o outro, e podemos apontar como principais fatores a diferença de bancas, modalidades, áreas e tipos de concursos.
 
Por isso, fizemos um pequeno resumo dos principais procedimentos para que você aprenda a logística.
 
  • - Razão para criação do concurso

Ausência ou escassez de servidores para determinada(s)  área(s).
 
  • - Solicitação para execução

É necessária a autorização do órgão ou autoridade responsável.
 
  • - Escolha da banca

Aprovado as novas vagas, a prioridade é a escolha de uma banca que represente o Concurso Público. Está será responsavél pela elaboração da prova.
 
  • - Edital

A partir de todo processo burocrático arquitetado, será divulgado o Edital. Esse é um compilado de todas as informações para aquele concurso. Desde matérias que serão cobradas até prazos de inscrições.   
 
  • - Aplicação da prova

Quando chegar a data divulgada haverá a aplicação da prova. Este processo poderá ser feito em um único dia, ou dividido em mais datas quando há mais de uma modalidade de prova.
 
  • - Divulgação do gabarito

A banca responsável pelo concurso divulgará  de forma oficial as respostas da prova aplicada. O prazo deste procedimento pode variar, mas é comum ter a data prevista no edital.
 
  • - Convocação para etapas secundárias

Caso o candidato tenha sido aprovado na primeira prova, ele deverá passar pelos processos secundários, que serão executados nas datas pré avisadas no edital. Estes podem varias em exames médicos, provas práticas, dentre outros.
 
  • - Divulgação dos resultados

Na data prevista, será feita a divulgação no Diário Oficial o nome dos Aprovados.
 
 
  1. 6 - Vantagens de ser Servidor Público

Sabemos que o mercado de trabalho é algo bem complexo em nosso país por diversos motivos. E cada vez mais pessoas estão procurando concursos públicos para se assegurar.
 
Mas sempre é bom lembrar quais são os principais motivos para ser servidor público, para isso fizemos uma listinha, afim de te motivar a passar no seu concurso.
 
  • - Estabilidade

Para quem é aprovado no concurso público, passa por três anos de estágio probatório. Caso esse tempo seja bem sucedido o concursado não pode ser demitido, exceto por justa causa, isto é, ser considerado culpado por processos administrativos ou sindicais.
 
  • - Aposentadoria

Para quem se aposenta por entidades privadas o teto da aposentadoria é de R$ 2.894,00, não importando qual era o valor recebido mensalmente enquanto estava ativo. Já para setores públicos o valor de aposentadoria pode ser até mesmo integral, fazendo com que o concursado receba o valor que estava acostumado a receber periodicamente.  

As vantagens para prestar um concurso público são enormes. Existem muitos concursos na área de Serviço Social que têm ótimas remunerações. Como exemplo, temos o concurso do município de Porto Belo (SC) que o salário para Assistentes Sociais estão em R$ 4.196,00. Quer conferir mais sobre esse edital, Clique aqui! 

Palavras relacionadas: santa catarina