Editora 2B

7 motivos que provam porque uma empresa investir em contabilidade é um bom negócio

06/03/2017

 

Hoje em dia, na década do empreendedorismo, manter controle dos negócios é questão de sobrevivência. Esse controle pode ter que ser ainda maior, quando o assunto é planejamento financeiro. Se tratando de uma grande aliada ao controle financeiro da sua empresa.

Essas ações por sua vez têm algumas funções estratégicas que engajam o encontro de maior controle, como:

  • Registrar,
  • Organizar,
  • Demonstrar,
  • Analisar e acompanhar os processos econômicos ou sociais que a empresa exerce.

Com isso, podemos citar 7 bons motivos para usar a contabilidade, de acordo com as suas funções, e necessidade de gestão dentro de uma empresa, visando a regularização fiscal e econômica de forma correta e eficaz para o controle orçamentário do empreendedor que decide investir em um negócio.

Registrar

É necessário acompanhar e registrar os rendimentos da empresa através de fatos que comprovem e representem os dados financeiros da mesma, de forma que os documentos estejam de acordo com as normas empresariais e demonstrem valores monetários para o empreendimento..

Organizar

A necessidade de organizar de forma adequada o fluxo financeiro da empresa é importante para que se tenha um controle ativo da rentabilidade e lucratividade do negócio, assim poderá haver um planejamento tributário contábil.

Demonstrar

Através dos documentos registrados que foram realizados e organizados conforme proposto pelo controle da contabilidade, é possível demonstrar os resultados obtidos, seja positivo ou negativo.

Desta forma, pode-se obter relatórios periódicos que analisem a situação financeira de empresa, através de demonstrativos específicos de acordo com a necessidade empresarial. Assim, haverá um controle da situação econômica, patrimonial e financeira da empresa de modo geral.

Analisar

Com os demonstrativos periódicos são analisados os resultados, que servem inclusive, como finalidade para uma ação corretiva, em casos de não estarem atingindo as expectativas da empresa. Também é apurado se o investimento feito pela empresa está sendo valorizado e obtendo uma repercussão positiva.

Acompanhar

Para que se tenha controle de todos os pagamentos e recebimentos, é necessário acompanhar os processos e planos econômicos de forma que haja uma previsão orçamentária de contas a pagar e receber, pagamentosde terceiros, investimentos iniciais e todas as despesas que a empresa possui. Assim poderá evitar futuros problemas, já que com o acompanhamento financeiro, o risco de prejuízos é bem menor.

Segurança

A segurança fiscal garante que a empresa esteja constituída dentro das leis empresariais vigentes e que haja ciência dos impostos tributários exigidos.

Com isso, a empresa paga os valores justos e se mantém regularizada, podendo obter vantagens no recolhimento de encargos e tributos, facilitando o recolhimento das taxas, podendo inclusive, diminuir custoscom multas e juros desnecessários.

Custo x Benefício

Com a utilização da contabilidade, pode-se garantir que a empresa estará regularizada junto aos órgãos públicos, permitindo que seus ganhos estejam no patamar desejado para um crescimento no mercado.

Por isso, o investimento com uma assessoria de contabilidade se faz necessária para que haja profissionais competentes e preparados para o controle financeiro da empresa.

Desse modo o investimento com essa assessoria fará parte de um benefício, pois mesmo que seja necessário haver um gasto, o lucro que se terá evitando prejuízos e custos desnecessários em setores que não há desenvolvimento adequado será muito compensador.

Com tudo isso, a contabilidade é indispensável para qualquer tipo de empresa, pois para que se tenha um controle e conhecimento geral dos montantes ativos (bens) e dos passivos (obrigações) do negócio, é necessário que seja analisado os demonstrativos financeiros que o departamento de contabilidade ou uma excelente assessoria contábil efetua.

Concluindo

Por meio de uma boa gestão empresarial, a empresa garante assim, um fluxo de investimento econômico ativo e eficaz para o seu melhor desenvolvimento no mercado financeiro.

Investir em contabilidade para o seu negócio, é ou não é um ótimo investimento?