2B Educação

7 passos para nunca mais cair em Fake News sobre concursos

05/05/2020


Todos nós já passamos por situações semelhantes a esta: recebemos uma notícia sobre concurso (aberto, cancelado ou algo do tipo) e fomos impactados por ela – até descobrirmos que não passava de uma notícia falsa.

 
Se em assuntos mais corriqueiros esta é uma questão muito séria, imagina só quando diz respeito aos nossos estudos, que envolvem o nosso futuro e as nossas expectativas profissionais.
 
Então, veja esses passos como um mantra a ser seguido toda as vezes que você encontrar aquela notícia muito boa (ou muito ruim) para ser verdade, sobre o concurso que é o seu foco ou sobre outros.
 
Faça o seguinte:
 

1. Desconfie

 
Antes de qualquer outro passo, ative o modo alerta ao ler qualquer notícia. Muitas vezes, o nosso senso crítico parece sumir quando lemos uma manchete ou um título pelo qual esperamos por muito tempo – ou que é catastrófico.
 
Este passo é muito importante porque, principalmente na quarentena, em que as inseguranças podem dificultar o processo de estudo constante, o foco é o seu maior aliado.
 
Então, antes de deixar qualquer notícia sobre concursos te afetar, desconfie da informação no primeiro momento, seja ela qual for.
 

2. Leia toda a notícia


Agora que você já está ativou o modo alerta, vamos ao segundo passo! Você não vai querer tirar todas as suas conclusões somente baseado(a) em uma ou duas linhas, não é?
 
Então, antes de entrar em pânico ou sair comemorando pela casa, leia todo o texto.
 
Isto porque a manchete pode passar uma ideia diferente daquela que a matéria inteira passa (uma estratégia comum para atrair cliques ou atenção), ou porque o corpo do texto tem informações valiosas para você.
 
Lembrando que o seu senso crítico deve ainda estar funcionando a seu favor mesmo após toda a leitura, porque o próximo passo é ainda mais importante:
 

3. Cheque a fonte

 
Clichê, nós sabemos. Mas este é um erro que muitas pessoas ainda cometem!
 
Imagine que você, concurseiro(a), que está ansioso pelo retorno à normalidade e mais ainda pela divulgação da data daquele concurso que você tanto espera, finalmente recebe a notícia no grupo dos Concurseiros no Whatsapp: saiu o edital! Você, feliz da vida, imediatamente encaminha aquela boa notícia para todos os outros grupos dos quais faz parte.
 
Não é tão difícil de imaginar, não é?
 
Por isso, no terceiro passo, é importante que você se certifique que conhece aquele site, portal ou mesmo jornal que divulgou a notícia e sabe da sua confiabilidade. Muitos portais fictícios ainda divulgam notícias falsas, e temos que tomar muito cuidado com isto.
 
Para ter ainda mais certeza, recomendamos que você tome o cuidado de seguir o passo 4.
 

4. Procure algum site oficial


Está em dúvida da fonte ou quer ter ainda mais certeza? A dica é certeira: procure em sites oficiais!
 
Aqui, vale o Diário Oficial do município ao qual o concurso pertence, o site da banca organizadora, o portal da instituição (...) e outros.
 
É muito provável que algum desses sites (ou todos eles) tenha(m) publicado a notícia, então, é seguro buscar direto da fonte.
 
Se a notícia diz respeito a cancelamento, adiamento, mudanças de data ou publicação de edital, aconselhamos que você parta para a dica 5.
 

5. Cheque o edital

 
Se você nos acompanha há algum tempo, sabe: o edital é o seu melhor amigo. Em caso de qualquer dúvida, é sempre mais seguro buscar no edital.
 
Se você recebeu uma notícia de que aquele concurso está aberto e de forma alguma encontrou o edital, não tenha tanta certeza que ele foi publicado.
 
Se a mudança ou cancelamento não está presente no edital, nos anexos, adendos ou algum comunicado oficial, espere a divulgação oficial para ter certeza.
 

6. Mantenha-se informado com os canais que você conhece

 
A melhor forma de manter-se sintonizado com as principais notícias é seguir os portais que você confia.
 
Por aqui, temos um compromisso com a veracidade das informações que passamos para você, e você deve exigir nada menos do que isso!
 
Nos siga nas nossas redes sociais! Vamos adorar interagir com você e tirar todas as suas dúvidas:
 
Engenharia Civil
 
Instagram do Engenheiro Civil Concurseiro
Facebook do Engenheiro Civil Concurseiro
 
Pedagogia
 
Instagram da Pedagoga Concurseira
Facebook da Pedagoga Concurseira
 
Serviço Social
 
Instagram da Assistente Social Concurseira
Facebook da Assistente Social Concurseira
 
Arquitetura
 
Instagram da Arquiteta Concurseira
Facebook da Arquiteta Concurseira
 

7. Mantenha a calma


Como já falamos por aqui, o momento é difícil, e a nossa intenção não é subestimá-lo.
 
É crucial que você cuide da sua mente para que consiga superar esta fase da melhor forma possível, mantendo a constância e o foco nos seus objetivos.
 
A tarefa não é simples, mas também não é impossível. Se necessário, busque ajuda!
 
Entrevistamos uma psicóloga para falar sobre como lidar com a ansiedade em tempos de quarentena, com dicas muito úteis dadas por uma profissional, aqui no nosso blog! Você já viu? Clique aqui para ler!

 
Estamos aqui para mantê-lo informado e preparado sempre. Conte conosco!
 
Até a próxima!