Editora 2b

8 histórias inspiradoras de trainees que viraram diretores - história #03

04/04/2016


Lições de quem chegou ao topo

Você está enganado se pensa que o desafio de um trainee termina quando ele vence a concorrência e consegue ser aprovado num disputado processo seletivo.
Ao longo de sua trajetória, ele passará por inúmeras provas de resistência e jogo de cintura - das quais depende sua permanência e também sua ascensão na empresa que o acolheu.
Os relatos trazem lições valiosas sobre como se destacar e crescer na companhia após o término do programa de trainee. 
Hoje quem conta um pouco da sua história é Pedro Lorenzini, VP de mercados do Citi Brasil.
 

Quando ingressou na empresa como trainee? 

O executivo participou do programa de trainee oferecido pelo banco entre os anos de 1988 e 1989. Segundo ele, o processo de preparação dos aprovados era bastante completo e intenso, o que lhe ajudou a preencher as lacunas que ainda trazia de sua formação acadêmica então recém-terminada.
 

Como foi o processo até chegar à diretoria?

Enquanto ainda era trainee, Pedro passou por diversos núcleos do Citi. Trabalhou na área de back-office, finanças e controladoria, middle-office, estruturação e venda de produtos de tesouraria, mesas de gestão de liquidez e risco proprietário. Finalmente, aterrissou na área de “Markets and Securities Services”, da qual se tornou vice-presidente.
 

O que diria aos jovens que sonham com a mesma trajetória?

De acordo com Pedro, apesar do investimento oferecido pelas empresas em programas de trainee, a continuidade da ascensão profissional depende muito do empenho e da dedicação pessoal de cada um. “Ser aceito num programa de trainee é uma grande vitória, mas é só o início do caminho”, diz ele. “A carreira corporativa sempre sofre um afunilamento, então em algum momento haverá uma nova ‘etapa de seleção’ e só quem tiver investido em seu próprio desenvolvimento terá chances de ascender".
 

O diretor do Citi recomenda aos jovens trainees que estejam abertos e se dediquem a aprender tudo que lhes for oferecido como experiência ou tarefa. Além disso, diz Pedro, é sempre bom lembrar que muito tempo da sua vida será dedicado à sua carreira - é importante, portanto, gostar verdadeiramente do que você faz.
 

Fonte: Exame

Notícias mais lidas

Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro (SP) realiza Concurso Público!

Concursos Públicos abertos no Brasil (2018)

Petrobras divulga edital de seletivo! (R$9.786,14)