2B Educação

9 Dicas para Passar em Provas e Concursos Públicos

29/11/2018

Para os concurseiros de plantão que estão estudando para passar no concurso dos seus sonhos, aí vão 9 dicas para você colocar em prática e passar definitivamente nas provas. 

9 Dicas para Passar em Provas e Concursos Públicos

Conhecer algumas técnicas para passar em concursos públicos é uma premissa básica na hora que se realiza um exame. Não adianta apenas conhecer todo o conteúdo programático e não ter estratégia de prova. Então, segue algumas dicas que, com certeza, vão te ajudar a conseguir aquela aprovação no concurso dos seus sonhos.

- Se você não seguir essas dicas, alguém o fará.

Entenda, se você pensou em algo, pode ter certeza que alguém pensou de forma similar ou até mesmo igual. Então, na hora de estudar para um concurso público é fundamental prever o comportamento dos seus concorrentes e fazer o que eles estão fazendo, de uma forma ainda melhor. Nessas horas, participar de grupos de estudo e fóruns nas redes sociais te ajuda a entender e mapear os passos a frente que os seus concorrentes estão dando para que você possa fazer ainda mais, porque se você não fizer, alguém o fará. 

- Trace o seu objetivo e abra mão do que for necessário por ele.

Passar em um Concurso é um objetivo de vida para muitas pessoas, afinal de contas tráz estabilidade financeira e um oportunidade vitalícia. Então, se quiser passar, você irá precisar abrir mão de uma série de atividades que está acostumado a fazer. Mas lembre-se, tudo será recompensado. 

- Atualize-se!

Esteja sempre buscando estar atualizado com o que acontece no mundo e na sua região. Em concursos costumam cair questões sobre atualidades. Ou seja, leia muitos jornais e se atente ao que está acontecendo ao seu redor. O mundo dos concursos é para aqueles que têm conhecimentos vastos e sabem discurtir de assuntos cada vez mais distintos. 

- Tenha sempre foco e persista, apesar dos desafios! 

Não se deixe distrair porque a matéria é chata ou complicada, ou porque é fim de semana e você está cansado. Tenha foco e perseverança. Não fique achando desculpas para parar o estudo, como querer beber água, comprar pão... FOCO E ATENÇÃO. E uma das dicas fenomenais para isso é montar o seu próprio planejamento de estudos, pois ele fará você ser realista com o tempo disponível para os estudos e te dará um norte paar evitar falta de atenção e procrastinação. 

- Se não souber uma questão passe para a próxima.

Essa dica parece óbia, mas não é! Muitas pessoas perdem tempo insistindo em questões que não dominam o conteúdo, por exemplo. Além de deixar a mente cansada para as próximas questões, faz com que você fique desestimulado, sem ânimo para continuar. Ou seja, não gaste seus preciosos minutos apenas para ganhar um ponto. Deixes as questões difíceis para o final, pois seu subconsciente continuará processando a questão enquanto você faz as outras.

- Não se apavore.

Mas para isso, você não pode deixar para estudar em cima da hora. Isso nunca irá funcionar. E a procrastinação é um dos problemas enfrentados pelos concurseiros, pois muitos se inscrevem em concursos que faltam meses para acontecer, e isso dá a falsa impressão de que há tempo suficiente para estudar. Porém são muitos conteúdos específicos, além de ter matemática e português para se preocupar. Então, mais uma vez, faça um bom planejamento de estudos, siga-o e tudo dará certo.

- Diminua o ritmo na véspera do concurso.

Não pare, apenas diminua. Seu cérebro pode ficar cansado se você manter o mesmo ritmo antes do grande dia, e não queremos isso na hora da prova, não é mesmo?!

- Faça exercícios. Faça muitos exercícios.

É fundamental treinar seu cérebro para todos os tipos possíveis de questões da banca que vai reger seu concurso. Então, treine e treine muito! 

- Saiba investir.

O que isso significa? Não compre livros ou apostilas por ser baratos, compre pelo seu conteúdo. Você pode gastar menos, mas o retorno para seu estudo vai ser infinitamente menor. Então, coloque na balança: é melhor passar mais rápido ou ficar insistindo e gastando menos? Pense nisso sempre que for comprar um material, analise o quanto ele pode contribuir e vá fundo!  
 

COMECE AGORA A SE PREPARAR PARA O CONCURSO DOS SEUS SONHOS!

| ENGENHARIA | PEDAGOGIA | SERVIÇO SOCIAL | EDUCAÇÃO FÍSICA | ARQUITETURA |