Editora 2B

Editora 2B
Noticia

Noticia

Tema:
01 12

ADMINISTRADOR, e se a Prova fosse hoje? Confira a resposta! [12]

Administrador Concurseiro


(ADMINISTRADOR –
CONAB – 2014 – IADES)
Considerando que é função da área de gestão de recursos humanos promover a diversidade e desenvolver políticas e práticas contemporâneas e inovadoras em gestão de pessoas, assinale a alternativa correta.
  1. O tratamento discriminatório é uma prática ilegal.
  2. Uma prática corporativa que apresenta consequência discriminatória é ilegal.
  3. Uma política de ação afirmativa é ilegal.
  4. A adoção de políticas de crescimento no plano de carreira de acordo com o gênero ou a opção sexual é considerada legal.
  5. O assédio moral é uma prática tolerável nas organizações.
 
COMENTÁRIOS
Grau de dificuldade: FÁCIL
 
Alternativa A: CORRETA. O tratamento discriminatório é socialmente ilegal e, em gestão de pessoas, inaceitável.

Alternativa B: INCORRETA. Nenhuma prática corporativa pode ter como consequência a discriminação de qualquer natureza, pois será caracterizada como uma ação corporativa ilegal.

Alternativa C: INCORRETA. Uma política de ação afirmativa é ilegal. Esse tipo de medida constitui uma forma de discriminação positiva, pois produzem tratamento preferencial para certos membros de grupos, tendo como critério de distinção características tais como raça, sexo ou religião. Para implementação de tais políticas, faz-se necessária a legitimidade de escolha dos critérios, não podendo ser empregados de forma arbitrária. Tal legitimidade vincula-se ao reparo de situações de desvantagem originadas em discriminações históricas e sociais. (OIT, 2006)

Alternativa D: INCORRETA. A adoção de políticas de crescimento no plano de carreira de acordo com o gênero ou a opção sexual é considerada ilegal, pois se configura como uma política discriminatória.

Alternativa E: INCORRETA. Por definição, o assédio moral “É uma forma de violência no trabalho que consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes, praticadas por uma ou mais pessoas”. (UFSC, 2015) É reconhecido como uma prática intolerável nas organizações.


E aí, acertou? Essa e outras 499 questões você encontra no livro 500 questões comentadas de Provas e Concursos em Administração.

Encontre informações sobre concursos: Administrador Concurseiro