Administrador Concurseiro

ADMINISTRADOR, e se a Prova fosse hoje? Confira a resposta! [8]

03/11/2016


(ADMINISTRADOR– METRO DF - 2014 – IADES)


Considerando que o Estado não se confunde com as sociedades privadas e nem com a sociedade civil em geral, é correto afirmar que os objetivos do Estado são os da:
 
(A) lucratividade e do marketshare.
(B) proteção do indivíduo e da proteção social.
(C) avaliação de desempenho e da defesa social
(D) ordem e da defesa social.
(E) análise de mercado e do alcance de resultados
 
COMENTÁRIO 
Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIO
 
DICA DO AUTOR: Os quatro objetivos do Estado Brasileiro explicitados no artigo 3º da Constituição Federal de 1988 (CF) são:
  • Construir uma sociedade livre, justa e solidária;
  • Garantir o desenvolvimento nacional;
  • Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
  • Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Contudo, em seu preâmbulo, a CF pontua que: “[...] assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, [...].”
 
ALTERNATIVA 1: INCORRETA:   Não são objetivos do Estado brasileiro.

ALTERNATIVA 2: INCORRETA:   A proteção individual não é explicitada como objetivo do Estado, ao abordar em todos os objetivos o viés da sociedade de forma mais ampla.

ALTERNATIVA 3: INCORRETA:   Avaliação de desempenho não é um dos objetivos do Estado brasileiro.

ALTERNATIVA 4: CORRETA:  A ordem está contemplada no preâmbulo da CF e a defesa social, além de contemplada no preâmbulo, está incluída nos objetivos listados nestes mesmo documento.

ALTERNATIVA 5:INCORRETA:   Não são objetivos do Estado brasileiro.


E aí, acertou? Essa e outras 499 questões você encontra no livro 500 questões comentadas de Provas e Concursos em Administração.