Blog da Leiturinha

Alfabetização Infantil: Como ela deve acontecer?

28/08/2018
Alfabetização Infantil: Como ela deve acontecer?
 

A alfabetização infantil

Nos dias atuais fala-se muito de uma escolarização precoce, na qual a criança passa pelo processo de alfabetização e, antes mesmo dos 6 anos, sai da Educação Infantil alfabetizada. No entanto, quando isso acontece, os pequenos acabam passando o maior tempo do dia dentro da sala de aula, o que faz com que tenham menos tempo para realizar atividades ao ar livre, que tanto auxiliam no seu desenvolvimento físico, no amadurecimento do cérebro, na socialização afetiva e também em seu processo de aprendizagem.

Qual o momento ideal para iniciar o processo de alfabetização?

No que se refere ao período ideal para a alfabetização infantil, há especialistas que defendem que na primeira infância, a criança precisa ser criança, o que significa preencher seu tempo com brincadeiras e atividades ao ar livre.  Por outro lado, alguns profissionais acreditam que a antecipação do processo de alfabetização beneficia o avanço cognitivo dos pequenos. É preciso que exista um equilíbrio entre a etapa inicial da alfabetização e o estímulo motor, considerando que os pré-escolares estão em idade propícia para o desenvolvimento de uma série de habilidades pessoais e interpessoais que são vitais para fomentar a criatividade.

Acredita-se que o exercício que mais se adapta ao processo de aprendizagem na Educação Infantil, consiste em apresentar uma didática que estimula a curiosidade dos pequenos através de atividades lúdicas e sensoriais. Além disso, é recomendável que nesta didática contenham materiais que apresentem informalmente o ínicio da escrita – letras e palavras, levando em consideração a não obrigação do aprendizado formal nesta etapa.  

3 dicas para preparar seu pequeno para a alfabetização

Refletindo sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, acreditamos que o ideal é que o processo de alfabetização não aconteça de maneira precoce. Mas isso não significa que não seja possível apresentar as letras e palavras aos pequenos antes disso. Pelo contrário! Existem diferentes formas de estimular e preparar a criança para o momento da alfabetização. Confira algumas dicas que preparamos para ajudar você a iniciar este processo em casa com seu filho. Lembrando que é importante que este seja um momento prazeroso, leve e sem obrigatoriedade alguma!

1. Ler histórias: A leitura é imprescindível neste processo, pois é ela que oferece à criança um universo mágico e ilimitado de palavras, unindo diferentes significados que fazem sentido no universo infantil.

2.  Ouvir e Cantar: O universo infantil é repleto de cantigas que já fazem parte do repertório da criança ainda na barriga da mãe. Inseri-las na rotina do seu pequeno é muito bom para auxiliar o desenvolvimento da musicalidade. Cante-as para ele, assim as palavras já vão sendo assimiladas, facilitando o processo de alfabetização infantil.
3. Apresente diversos materiais: Neste processo é interessante que você apresente diferentes tipos de leituras, tais como, revistas, jornais, panfletos, receitas, etc. Não se esqueça de fazer a leitura destes materiais de maneira pausada para que o pequeno leitor consiga assimilar todo o conteúdo apresentado a ele.