2B Educação

Arquiteto, e se a prova fosse hoje?

20/11/2018
Arquiteto, e se a prova fosse hoje?

(ARQUITETO — SES PR — IFBC — 2017 — QUESTÃO ADAPTADA) Abaixo estão algumas variáveis que orientam e regulam as decisões a serem tomadas nas diversas etapas de desenvolvimento de projeto de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). Assinale a alternativa que não contém uma dessas variáveis.

A) Circulações internas e externas.

B) Condições ordinárias prediais.

C) Condições ambientais de conforto.

D) Condições de segurança contra incêndio.

 

Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIO

 

DICA DO AUTOR: Essas variáveis são atendidas por critérios de projeto específicos para os EAS, detalhados na Parte 3 da Resolução no 50/2002 da ANVISA, que versa exclusivamente sobre elas.

São 5 categorias de critérios:

1. Circulações externas e internas;

2. Condições ambientais e de conforto;

3. Condições ambientais de controle de infecção;

4. Instalações prediais ordinárias e especiais;

5. Condições de segurança contra incêndio.
 

Alternativa A: INCORRETA. São uma categoria de critérios específicos para EAS, tanto para circulações horizontais como verticais, abarcando: corredores, portas, escadas, rampas, elevadores, monta cargas e tubos de queda. Justificam atividades tais como: transporte de pacientes em macas, materiais, equipamentos, resíduos especiais etc.

Alternativa B: CORRETA. “Condições ordinárias prediais” não são uma categoria de critérios específicos para EAS. Não confundir com os critérios para instalações prediais ordinárias e especiais.

Alternativa C: INCORRETA. São uma categoria de critérios específicos para EAS, dentre eles: conforto higrotérmico e qualidade do ar, conforto acústico, conforto luminoso, etc. Se aplicam de forma diferenciada aos diferentes ambientes do estabelecimento de acordo com as funções e características particulares, tais como: tempo de permanência de pacientes, equipamentos específicos do ambiente, nível de luminosidade e obscuridade etc.

Alternativa D: INCORRETA. São uma categoria de critérios específicos para EAS, dentre os quais: acessibilidade, setorização e compartimentação do edifício, materiais construtivos, aberturas, vias de escape e sinalização de segurança.

Essa e outras questões para se preparar para o Concurso Público dos seus sonhos, você encontra no livro 300 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Arquitetura.
Arquiteto, e se a prova fosse hoje?