7 matérias que mais caem em concursos de serviço social
 

Todo assistente social concurseiro que deseja ser aprovado num concurso de serviço social sabe que, para estar preparado para responder as questões de uma prova de um concurso de serviço social, é preciso ter tempo para estudar todas as matérias, ler os livros dos autores, estudar as legislações etc.

 

Os concursos de serviço social têm crescido cada vez mais e a concorrência só faz aumentar. Isso ocorre devido ao aumento dos cursos de serviço social, que acabam gerando um aumento no número de alunos, no número de profissionais e consequentemente no número de pessoas que desejam passar num concurso.

 

Para se destacar e se diferenciar dos demais concorrentes, é preciso conciliar tempo e estudo, pois são muitos conteúdos para estudar e pouco tempo para dar conta de todos eles. Dessa forma, a ideia aqui é ajudar você que está querendo estudar para ser aprovado numa prova de concursos de serviço social e não sabe por onde começar.

 

Seguindo esse guia das disciplinas, você terá chance de acertar, pelo menos, 75% das provas de concurso de serviço social. A lógica é simples: quem ganha uma certa prática no estudo das provas de concurso de serviço social verifica um certo padrão no conteúdo que cai. A maioria das provas cobra conteúdos bastante similares e, por isso, analisando as disciplinas certas da maneira correta, você garantirá a melhor preparação para um concurso de serviço social.

 

Por isso, depois de analisar diversas provas de serviço social, a nossa equipe montou esse guia das 7 matérias que mais caem em concursos de serviço social. Vamos lá!

 

1 – Código de Ética do Serviço Social e Regulamentação da Profissão do Assistente Social

Quem estuda para concurso de serviço social sabe que um assunto muito cobrado nos concursos é o Código de Ética do Serviço Social. Muitos concurseiros acabam errando questões de código de ética por não possuírem um conhecimento aprofundado desse tema. Para melhorar o seu conhecimento e garantir uma melhor preparação para um concurso, não esqueça de buscar materiais que abordem esse assunto. Não se esqueça de anotar as observações importantes e de treinar com questões comentadas de código de ética.

 

2 – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990)

Essa lei é certeza que deve cair num concurso de serviço social. Trata-se do Estatuto da Criança e do Adolescente. Leitura obrigatória para todo concurseiro de serviço social. O melhor jeito de estudar é através do seguinte passo a passo: fazer primeiro uma leitura exploratória do assunto, e depois uma segunda leitura grifando os pontos mais importantes, treinando com questões comentadas do assunto e marcando o trecho da lei que cai em cada questão.
 

3 – Serviço Social e Saúde

Um assunto bem recorrente nos concursos de serviço social é Serviço Social e Saúde. Dentro dessa matéria o foco é  SUS: Lei Orgânica da Saúde (LOS), Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990. Esse assunto tem sido bastante cobrado nos últimos concursos. Também vale a pena estudar previdência social, que também tem caído muito no concursos.

 

4 – Assistência Social 

Essa disciplina é muito importante!!! Não deixem de estudar a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS – Lei nº 8.742/1993 e Lei nº 12.435/2011). Muitos concurseiros acabam fazendo a prova sem um conhecimento da nossa própria lei. Vale ressaltar que essa lei foi alterada pela Lei n° 12.435, de 2011. Essa lei alterou alguns pontos da LOAS e é importante que você realize a leitura das duas leis.

 

Dentro dessa matéria ainda devemos priorizar também a Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Com ela você terá acesso ao conhecimento das diversas políticas na área de Serviço Social; por esse motivo, não deixe de estudar esse material.

 

Outro assunto importante é o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A assistência social é assunto certo nas provas dos diversos concursos na área de serviço social, e o concurseiro tem de estar preparado para responder essas questões. Não se esqueça de sempre treinar com questões comentadas.
 

5 – Políticas Públicas e Sociais

Estudar políticas públicas e sociais, sobretudo focando nas Políticas Sociais pós-Constituição Federal de 1988 e no contexto neoliberal, é importante, pois esse assunto tem caído nos últimos concursos de serviço social. Para o concurseiro de serviço social é importante dominar esse tema e saber se diferenciar dos demais concorrentes.

 

6 – Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social (FHTM)

É importante que o concurseiro de serviço social esteja situado quanto ao surgimento e a institucionalização do serviço social. Por esse motivo, e imprescindível que domine o assunto Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social. Há diversos materiais para estudar esse assunto, por isso, busque estudar o assunto e treinar com questões comentadas.

 

7 – Serviço Social no campo Sociojurídico

Foi constatado que nos últimos concursos essa matéria caiu bastante. Por isso, para fechar a nossa lista das 7 matérias que mais caem nos concursos de serviço social, a matéria Serviço Social Sociojurídico não poderia deixar de faltar.

 

Materiais indicados para estudar para concursos de serviço social

Como já foi frisado, o grande dilema do concurseiro é conciliar tempo e demanda de estudo. Focando nessas disciplinas, as chances de acertar o que irá cair no concurso aumentam consideravelmente. Não existe melhor jeito de estudar para concurso que com base numa análise do passado. E é exatamente isso que foi feito aqui!

 

Se você ainda tem dúvida de material para estudar essas disciplinas, aqui abaixo vai a dica de alguns livros que podem lhe ajudar a focar nesses assuntos:

 

Livro  300 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Serviço Social (Volume 1)

 

Para quem já conhece o livro 300 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Serviço Social (Volume 1), sabe o nível de qualidade que a Editora 2B e seus autores se preocupam em ter ao elaborar a obra, e já está acostumado ao modelo editorial, que ajuda todo concurseiro a se preparar para concursos em serviço social, que consiste em:

 

  1. Questões de provas de Concursos de Serviço Social comentadas, alternativa por alternativa (incluindo as incorretas), por autores especializados. Ou seja, no padrão editorial da Editora 2B, os comentários das questões não são somente da alternativa correta e sim de TODAS as alternativas. Por exemplo, se há uma questão do estilo ABCDE, as alternativas A, B, C, D, e E serão comentadas.
  2. 100% das questões do livro são de provas de concursos de Serviço Social passados. A equipe de autores elabora um banco com todas as questões de concursos de Serviço Social ocorridos nos últimos anos. A partir daí, é feita a seleção qualitativa das melhores questões a serem comentadas para que as mesmas constem no livro.
  3. Todas as questões do livro são categorizadas por grau de dificuldade. Os autores do livro de serviço social analisam as questões de concursos e classificam todas as questões do livro de acordo com o grau de dificuldade, divididos em fácil, intermediário ou difícil.

 

Livro  300 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Serviço Social (Volume 2)

O livro será lançado pela Editora 2B ainda nesse mês de abril e promete complementar o estudo com 300 questões comentadas inéditas de concursos de serviço social. O padrão de qualidade promete seguir o mesmo do primeiro livro da série. 

Coleção Manuais de Serviço Social

A coleção Manuais de Serviço Social é o melhor e mais completo conjunto de obras voltado para a capacitação e aprovação de assistentes sociais em concursos públicos e programas de residências do Brasil. Elaborada a partir de uma metodologia que julgamos ser a mais apropriada ao estudo direcionado para as provas em Serviço Social, contemplamos os volumes da coleção com os seguintes recursos:

 

  1. Teoria esquematizada de todos os assuntos;
  2. Questões comentadas alternativa por alternativa (incluindo as falsas);
  3. Quadros, tabelas e esquemas didáticos;
  4. Destaque para as palavras mais importantes do capítulo no quadro de palavras-chave.

Os volumes 1, 2 e 3 da coleção Manuais de Serviço Social já foram lançados pela Editora 2B e tratam dos seguintes assuntos:

Curso Online de Serviço Social para Concursos Públicos
 

Indicado para Assistentes Sociais (graduados ou ainda em graduação) que têm como meta a aprovação em um concurso público em Serviço Social, o curso foi desenvolvido a partir de uma metodologia especialmente pensada para te oferecer o melhor aproveitamento e a melhor absorção dos conteúdos trabalhados ao longo da nossa jornada.

Composto por uma equipe de professores especializados em concursos e processos seletivos e com total domínio dos assuntos abordados, o Curso Online Preparatório para Concursos em Serviço Social é um grande facilitador no processo de aprendizagem, utilizando-se de uma metodologia única em cursos para Assistente Sociais: grande número de aulas com redução do tempo dessas aulas. As aulas são focadas nas matérias que mais caem nos concursos e são bastante dinâmicas.

#
Assistente Social Concurseira
16/04/2018
ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br