2B Educação

Assistente Social, e se a prova fosse hoje?

21/05/2019

Assistente social, e se a prova fosse hoje?
 

Concursos abertos na área de:

Serviço Social - Clique aqui


Informações da pergunta


- Nivél de dificuldade: Médio
- Banca: CEFET/RJ - CESGRANRIO – 2014

Enunciado da questão

De acordo com o Código de Ética do Assistente Social e com a Resolução CFESS no 559, de 16/09/2009, quando intimado pela Justiça como testemunha, o assistente social deve.

A) prestar seu depoimento sobre a situação da qual tomou conhecimento no exercício profissional, mediante autorização expressa do usuário.
B) declarar perante a autoridade competente que está obrigado a guardar sigilo profissional sobre a situação do usuário.
C) apresentar à autoridade competente um relatório detalhado sobre a situação do usuário, na perspectiva de subsidiar a decisão judicial.
D) formular sua avaliação e emitir suas conclusões técnicas, fundamentando-as com as informações prestadas diretamente pelo usuário. E esclarecer em juízo que a quebra do sigilo só é admissível em situações delituosas, para garantir os interesses do usuário e da coletividade.

Respostas

Alternativa A: INCORRETA. De acordo com o Código de Ética, Capítulo V, do Sigilo Profissional, Art. 20 A. É vedado aoa assistente social depor como testemunha sobre situação sigilosa doa usuárioa de que tenha conhecimento no exercício profissional, mesmo quando autorizado;

Alternativa B: CORRETA. Com base no Código de Ética Capítulo VI - Das Relações doa Assistente Social com a Justiça, são deveres doa assistente social Art. 19 B, comparecer perante a autoridade competente, quando intimadoa a guardar depoimento, para declarar que está obrigadoa a guardar sigilo profissional nos termos deste Código e da Legislação em vigor.

Alternativa C: INCORRETA. Está alternativa estaria correta se oa assistente social estivesse sido convocado a apresentar à justiça como perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e violar os princípios éticos contidos neste Código.

Alternativa D: INCORRETA. Com base no Código de Ética, Capítulo V – Do Sigilo Profissional, Parágrafo Único – A revelação será feita dentro do estritamente necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento, e também sobre a reflexão do Capítulo VI Art. 19o A e o Art. 20o A.

Alternativa E: INCORRETA. O (A) assistente social só é admissível a quebrar do sigilo quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses doa usuárioa, de terceirosas e da coletividade.

Quer mais questões como essa? 

E aí, acertou? Essa e outras varias questões que ajudarão atingir sua aprovação você encontra no livro 1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Serviço Social

Assistente social, e se a prova fosse hoje?
 

Confira materiais de estudo!

-Serviço Social 

Comece a se preparar agora para concursos

Confira materiais de estudo!

-Serviço Social

Confira nossa lista VIP 2B:

Ao se inscrever você recebe dicas, materiais de estudo gratuitos e notícias sobre editais que sairam e os que ainda estão por vir em primeira mão. Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro!

-Serviço Social