Editora 2B

Editora 2B
Noticia

Noticia

Tema:
17 04

Carreira Militar é alternativa para quem deseja entrar nas Forças Armadas

Portal Brasil
Carreira Militar: Você sabe o que é?

Diferentemente do alistamento obrigatório, militares de carreira, aprovados em concurso, permanecem no Exército, Marinha ou Aeronáutica até chegar à Reserva Remunerada.

 

As Forças Armadas Brasileiras não são compostas apenas por militares originários do serviço militar obrigatório. É possível ingressar no Exército, Marinha ou Aeronáutica e seguir carreira nos níveis escolares fundamental, médio ou superior e em diversas áreas de atuação, como medicina, comunicação e engenharia, entre outras.

Cada uma das Forças Armadas possui peculiaridades no processo de seleção, porém, homens e mulheres têm a possibilidade de ingressar no serviço militar a partir da adolescência, mediante aprovação em concurso público, de âmbito nacional, em alguma das Escolas de Formação específicas de cada Força.

A situação do jovem que presta o serviço militar obrigatório, cumprindo o que determina a Lei do Serviço Militar, é diferente da situação do jovem que se inscreve para prestar concurso para uma das Escolas da Força. O primeiro, por força da lei, permanece em alguma das Forças Armadas por um período temporário de no máximo oito anos, diferentemente do jovem aprovado em concurso, que poderá seguir a carreira das Armas e permanecerá na Força até passar para a Reserva Remunerada (uma espécie de aposentadoria militar).
 

EXÉRCITO

O Exército Brasileiro tem a missão de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social. Para isso, prepara a Força Terrestre, mantendo-a em permanente estado de prontidão. Homens e mulheres que pretendam seguir carreira no Exército têm algumas opções, de acordo com idade e nível de escolaridade, seja como militar de carreira ou temporário.
 

MARINHA

A Marinha do Brasil tem a missão de preparar e empregar o Poder Naval, a fim de contribuir para a defesa da Pátria. Estar pronta para atuar na garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem; atuar em ações internacionais e em apoio à política externa do País, a fim de contribuir para a salvaguarda dos interesses nacionais. Para ingressar nessa força o interessado tem duas opções: militar de carreira ou pelo Alistamento Militar.
 

AERONÁUTICA

A carreira militar tem inúmeras peculiaridades. Ao entrar para a Força Aérea Brasileira (FAB), o militar faz um juramento perante a Bandeira Nacional em que coloca sua vida a serviço da Pátria. A missão dessa força é manter a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da pátria. Os concursos para ingressar na Força Aérea Brasileira são realizados de acordo com a escolaridade exigida.




ADMINISTRADOR, PREPARE-SE JÁ para os concursos das Forças Armadas
CONTADOR, PREPARE-SE JÁ para os concursos das Forças Armadas


Confira o calendário de concursos das Forças Armadas 2017 clicando aqui.