Editora 2B

Editora 2B
Noticia

Noticia

Tema:
07 10

CFC discute parcerias institucionais com a OAB

Contador Concurseiro


Os vice-presidentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) das áreas de Política Institucional, Joaquim Bezerra, de Desenvolvimento Profissional, Nelson Zafra, e Técnica, Zulmir Breda, e o coordenador de área do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e vice-presidente Institucional do CRCRS, Pedro Gabril, se reuniram com o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, para uma visita institucional.

Durante o encontro ficou acertado que as entidades buscarão atuar em conjunto em pautas afins, como é o caso do Novo Código Comercial. “Criamos um grupo de estudos sobre o tema, aqui na OAB e vamos buscar aproximação com o CFC para analisarmos pontos em que podemos atuar de maneira conjunta”, afirmou Lamachia.
 
O CFC mantém, dentro do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), o subprograma Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais, coordenado por Gabril e Iara Vaz, que busca incentivar a participação dos profissionais da contabilidade na criação e funcionamento dos OS. Hoje existem 111 observatórios no Brasil e em 80% deles há a participação de profissionais contábeis. Na reunião, Gabril convidou Lamachia a participar do OS. “Nós realizamos um importante trabalho em conjunto, quando o presidente Lamachia estava à frente da OAB do Rio Grande do Sul, com a implantação e operacionalização do Observatório Social lá e gostaríamos de nos unir, nacionalmente, agora”, disse Gabril.
 
Os OS são espaços onde o cidadão, de posse de uma metodologia de monitoramento, faz o acompanhamento das compras públicas em nível nacional, desde a publicação do edital até a entrega. “Vivemos um momento delicado no País e qualquer ação que some ao desejo da sociedade de maior controle social é bem-vinda”, afirmou o presidente da OAB. O evento deve ocorrer em outubro, na sede da OAB nacional.

Fonte: CFC