2B Educação

Como lidar com a ansiedade em tempo de quarentena?

25/03/2020
Como lidar com a ansiedade em tempos de quarentena?
 
Muito tem se falado sobre as diferentes formas de as pessoas se manterem ativas e produtivas durante o período da quarentena. Inclusive, elaboramos algumas dicas para você, que está buscando alternativas para manter o foco nos estudos. Para ler, é só clicar aqui.
 
No entanto, precisamos falar sobre um assunto muito importante: saúde mental.
 
A necessidade de passar maior parte do tempo em casa, aliada ao distanciamento social, tem causado um efeito comum nas pessoas: ansiedade. Pelo distanciamento, pelas incertezas em relação ao futuro e por muitas outras razões.
 
Se você tem se sentido ansioso(a) e com dificuldades de realizar as suas atividades normais, saiba que você não é o(a) único(a) a enfrentar esta situação.
 
Pensando nisso, convidamos a psicóloga Luana Cerqueira Teixeira (CRP03-16660) para responder algumas perguntas sobre o tema. As respostas você pode conferir abaixo!
 

Por que nos sentimos tão ansiosos(as) na quarentena?

 
Resposta:

Diariamente estamos sendo bombardeados com informações sobre o novo Coronavírus. Isso nos faz ficarmos tensos e ansiosos o tempo todo.

 
Não precisamos estar atentos aos noticiários 24 horas por dia. Então, dose a quantidade de informação que irá consumir e ocupe o seu tempo com outras atividades e assuntos.
 
A ansiedade nos faz temer e se preocupar com o futuro, nos fazendo sofrer por antecipação. Dessa forma, terminamos esquecendo de viver o presente e aproveitar o tempo que temos agora.
 
Minha sugestão é que você tire o melhor proveito da situação.
 
Continue realizando as suas atividades, na medida do possível, tirando proveito do tempo em casa.
 
Vale ressaltar que é natural ficarmos preocupados com tudo o que está acontecendo, com as incertezas do futuro. Então, permita-se também parar um pouco para acolher os seus sentimentos, perceber o que está se passando na sua mente e corpo.
 
Você não é o único que está se sentindo assim. Converse com seus amigos e familiares e fale sobre as suas angústias.
 
E lembre-se: se precisar de ajuda para lidar com a situação, procure uma psicóloga (para atendimento online, no momento).
 

Como consigo controlar essa ansiedade?

 
Resposta: 

Pesquisas consideram que a terapia é a chave para o controle da ansiedade, fazendo com que o paciente entenda o motivo e a origem desse sentimento, aprendendo a lidar com ele.

 
Há maneiras de potencializar os efeitos da terapia, se este for o caso, e minimizar os sintomas da ansiedade.
Sugiro que experimente diferentes estratégias e encontre as que funcionam melhor para você.
 
Existem técnicas simples de respiração, bem como as que precisam de mais treino, como yoga e meditação; conversar com um amigo; uma playlist personalizada para momentos de alta ansiedade; exercícios físicos; tocar um instrumento; escrever ou desenhar, etc.
 
Deixarei aqui um exemplo de técnica simples de respiração diafragmática para você realizar sempre que precisar:
 
1. Fique em uma posição confortável (pode ser sentado ou deitado);
 
2. Coloque uma mão sobre a barriga (na altura do umbigo) e a outra sobre o peito;
 
3. Inspire pelo nariz devagar, contando até 4.
 
4. Segure o ar, contando até 2.
 
5. Solte o ar lentamente pela boca, contando até 6.
 
6. Repita a respiração o quanto precisar e observe o seu corpo.
 
Obs.: Ao inspirar, tente encher a barriga como um balão e se atente para que a mão que está sobre o peito suba o mínimo possível.
 
Obs. 2: O tempo entre as respirações pode variar de pessoa para pessoa. Só mantenha a proporção.
 

De que forma posso conseguir ajuda?

 
Resposta: 

Neste período de quarentena devido à Covid-19, muitas psicólogas estão realizando atendimentos online, inclusive a preço social (valores reduzidos para pessoas que não têm condições de arcarem com o valor integral da consulta).

 
Vale ressaltar que as sessões online e a preço social seguem as mesmas regras do Código de Ética do Psicólogo, incluindo a duração, o valor e o sigilo do atendimento.
 
E, para além da quarentena, existe o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza atendimentos de suporte emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que precisem conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
 
Telefone: 188
Site: https://www.cvv.org.br
 

Quais são as dicas para conseguir focar nos estudos?

 
Resposta:

Programe o seu dia, mantendo na rotina momentos de estudo, lazer e descanso.

 
Determine metas de estudo para o dia, semana e mês. Elas podem ser úteis para você se organizar melhor.
 
Mas, como tudo na vida, cada pessoa tem seu jeito próprio de funcionar e, nesse caso, estudar. Experimente horários e cômodos da casa para estudar e identifique o que funciona melhor para você.
 
E quando sentir-se desanimado, pare um pouco e tente entender o que está passando pela sua cabeça; quais são os motivos para o desânimo e o que você pode fazer sobre isso.
 
Por fim, importante ressaltar que descanso e lazer são tão importantes quanto os estudos, pois são nesses momentos que a mente irá assimilar as informações adquiridas e recuperar as energias.
 
Fim da entrevista.
 
 
Para seguir correndo atrás dos seus objetivos, é essencial que, primeiramente, você cuide da sua mente e do seu corpo.
 
Então, respeite os seus limites e lembre-se: esse momento difícil irá passar.
 
Conte conosco e até a próxima!