2B Educação

Como passar em provas da FGV: perfil da banca examinadora

29/11/2019

fgv banca examinadora

Quem é a FGV enquanto banca examinadora?

A FGV já é uma banca organizadora bastante conhecida e renomada que busca elaborar, divulgar e organizar concursos em todo o Brasil.

Responsável pelo Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ela também se destaca por fazer concursos:

  • - Federais
  • - Municipais
  • - Prefeituras
  • - Secretarias

Uma coisa interessante é que os concursos federais organizados pela banca FGV costumam ter um alto número de candidatos por seleção.

Antes de irmos a fundo em relação à FGV é importante lembrar que cada banca Examinadora tem o seu perfil de cobrança em provas de concurso público, ou qualquer outro tipo de prova que será de responsabilidade da banca.
 

Concursos abertos do Brasil para Engenharia Civil

Concursos Abertos no Brasil para Pedagogia

Concursos abertos no Brasil para Serviço Social

Concursos abertos no Brasil para Arquitetura

Concursos abertos no rasil para Educação Física

Novidades sobre o Exame de suficiência do CFC

 

Histórico da FGV e característica das provas

Para o desafio de quem irá realizar uma prova organizada pela FGV, a banca organizadora é famosa por não seguir um mesmo tipo de modelo em suas provas, ou seja: não há um padrão.

Mesmo sabendo que o estilo da prova irá variar de acordo com o órgão solicitante, podemos citar alguns pontos que são importantes para se atentar e, que certamente irão te ajudar ao prestar uma prova dessa banca examinadora

 

>>> Múltipla Escolha

Apesar de não seguir um padrão e para a felicidade do candidato, a FGV costuma aplicar questões de múltipla escolha, sendo 5 alternativas onde apenas 1 estará correta.

 

>>> Nomenclaturas

Procure estudar todos os itens divulgados previamente do edital, cobrindo eles de forma geral pois a FGV costuma cobrar nomenclaturas.

Se você precisa de uma ajudinha para aproveitar todas as informações de um edital, confira nossa matéria:

4 dicas definitivas de como entender editais de concursos

 

>>> Língua Portuguesa

Quando o assunto é Língua Portuguesa nas provas da FGV, é importante estar atendo!

A banca examinadora é bastante rigorosa e vai além dos quesitos gramaticai, cobrando bastante interpretação de texto. Atente-se também para os temas, que costumam ser de cunho político ou econômicos.

Fique ligado para algumas questões do tipo:

  • - Tipologia textual (dissertação, narração, descrição, injunção, exposição)
  • - Reescritura de frases
  • - Referência textual
  • - Ortografia
  • - Adjuntos
  • - Complementos
  • - Tempos verbais
  • - Sinônimos
  • - Antônimos
  • - Vocabulário

Para os concursos com provas dissertativas, são até 4 questões por prova e há um máximo de 60 linhas por questão.

Materiais de estudos para Português

>>> Raciocínio Lógico e Matemática

Se você não gosta muito de questões matemáticas, pode ir se preparando. Calma! Não estamos falando do nível de dificuldade das questões e sim do fato que a FGV gosta da matemática sem rodeios, cobrando questões como:

  • - Geometria
  • - Análise combinatória
  • - Porcentagem
  • - Regra de três

 

>>> Enunciados

Já falamos sobre interpretação de texto nas questões de Língua Portuguesa, mas se você achou que tinha se livrado da interpretação de texto pode ir se atentando para este ponto aqui.

A banca examinadora FGV costuma ter textos muito bem trabalhados, com enunciados longos, cansativos e sim...com muita linguagem metafórica.

Fique por dentro de todas as novidades e concursos disponíveis pela Banca FGV:

Engenharia Civil

Pedagogia

Serviço Social

Arquitetura

Educação Física

Contabilidade

>>> Assuntos do edital

A banca organizadora é bem exigente quanto aos assuntos e autores divulgados no Edital.

Mesmo conhecendo o edital a fundo e todas as características da FGV, muitos candidatos acabam não indo tão bem nas provas por um único motivos: preparação.

Uma excelente forma de estudar para provas da FGV é responder provas antigas da banca examinadora.  

 

Nível de cobrança da FGV

A FVG é umas das bancas examinadoras mais exigentes do país. Além de bastante rigorosa, ainda tem o quesito da imprevisibilidade de sua cobrança.

7 Matérias mais cobradas em concursos de Engenharia Civil

7 Matérias em concursos de Pedagogia

Sobre a FGV

“A FGV Projetos é a unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas, responsável pela aplicação do conhecimento acadêmico gerado e acumulado em suas escolas e institutos. Auxilia organizações públicas, empresariais e do terceiro setor, no Brasil e no exterior, desenvolvendo projetos nas áreas de economia e finanças, gestão e administração, e políticas públicas. Os recursos gerados são aplicados nas atividades de ensino e pesquisa da própria instituição, contribuindo para a formação dos  quadros técnicos e acadêmicos do Brasil. Para isso, conta com uma equipe técnica inteiramente formada por doutores, mestres e especialistas.

Há mais de 30 anos, a FGV Projetos reúne capacidade técnica, metodologias inovadoras e uma equipe de profissionais qualificados, com experiência comprovada para promover práticas gerenciais eficientes. A unidade também busca soluções para assuntos estratégicos voltados para o desenvolvimento nacional, sempre observando as questões sociais e compartilhando conhecimento atrelado ao crescimento econômico e à sustentabilidade.

O recebimento do prêmio de melhor solução Sul-Sul de Cooperação Triangular (South-South and Triangular Cooperation - Leadership Award 2012 - Brazil and Mozambique for Biofuels), conferido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), indica o reconhecimento internacional pela sua ampla trajetória de estudos, projetos e experiências consolidadas.”

Fonte: https://fgvprojetos.fgv.br/quem-somos

 

>>> Histórico

“A Fundação Getulio Vargas foi criada em 1944 com o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Ao longo de quase 70 anos, sua atuação tem deixado uma marca de excelência na história acadêmica do país. O conhecimento aplicado à formulação de políticas públicas e práticas empresariais, construído sobre padrões de educação e pesquisa científica de qualidade, faz da FGV uma referência nas áreas de administração, economia, direito, pesquisa histórica e documentação.

Foi a primeira instituição da América Latina a formar bacharéis em administração pública e de empresas. É a única instituição brasileira de ensino superior entre as 100 melhores do mundo, de acordo com o ranking divulgado pelo New York Times, em 2002. Segundo pesquisa global realizada pela Universidade da Pensilvânia, a FGV figura hoje entre os 30 principais Think Tanks do mundo nas categorias Políticas Públicas, Desenvolvimento e Política Econômica Interna. Nacionalmente, a FGV tem três de suas escolas incluídas pelo Ministério da Educação entre as cinco melhores do país.

Corresponder à alta expectativa gerada por tais reconhecimentos é uma grande motivação para que a FGV continue desenvolvendo e fortalecendo sua excelência acadêmica e seu compromisso com a sociedade brasileira.””

Fonte: https://fgvprojetos.fgv.br/quem-somos