2B Educação

Como passar em provas da CESPE/CEBRASPE: perfil da banca examinadora

23/12/2019

perfil da banca examinadora cespe cebraspe

Quem é a Cespe/Cebraspe enquanto banca examinadora?

A Cespe, como é conhecida popularmente, teve o seu nome modificado para Cebraspe (Centro de Pesquisa em Avaliação e de promoção de Eventos), e é uma das principais organizações brasileiras que atuam na elaboração, aplicação e correção de concursos públicos no país.

A organização foi a banca examinadora responsável pela elaboração das seguintes provas de grande importância:

- O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) até 2016;

- Concurso do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em 2017;

- Analista do Seguro Social (INSS) em 2016, entre outros.

FGV: perfil da banca examinadora

Consulplan: Perfil da banda examinadora

A Cespe/Cebraspe é conhecida pelo rigor das provas que aplica, sendo muitas vezes temida pelos(as) estudantes, pois utiliza um método de correção muito peculiar.

Sobre as características das suas provas falaremos mais detalhadamente a seguir.

Histórico da Cespe/Cebraspe e características das provas

Apesar de rigorosa, a banca examinadora da Cebraspe usualmente realiza provas com uma mesma característica marcante, e conhece-la pode ser uma vantagem para o(a) concurseiro(a): questões no modelo Certo ou Errado.

Sobre as provas desta banca examinadora, queremos destacar alguns pontos importantes:

>> A errada pode anular a certa

A Cespe/Cebraspe costuma aplicar provas com questões nas quais o candidato deverá analisar as alternativas como certas ou erradas.

O desafio deste tipo de prova é que, normalmente, errar uma das alternativas irá anular outra que o(a) candidato(a) tenha marcado corretamente. Assim, mesmo que acerte 50% da prova, é possível que a sua nota seja zero. Três são as suas opções:

- Marcar a alternativa como certa;

- Marcar como errada;

- Deixar em branco.

A vantagem de não responder alguma questão é que ela não prejudicará a pontuação de outra que o candidato tenha marcado corretamente, em caso de dúvida.

>> Marcação dupla

A prova da banca Cespe/Cebraspe deve ser feita de forma estratégica, então se atente para a dica:

Se você tiver algum problema na marcação do gabarito (marcou por engano ou mudou de ideia em relação à resposta certa), recomenda-se que você marque duas alternativas – assim, a questão será anulada e você evitará perder pontos.

No entanto, o método Certo/Errado não é utilizado na totalidade das provas elaboradas pela Cespe/Cebraspe, que às vezes aplica questões de múltipla escolha.

>> Atenção aos enunciados

Tanto no método Certo/Errado quanto nas provas com questões de múltipla escolha, a Cespe/Cebraspe costuma exigir do aluno uma boa interpretação dos enunciados, de modo que simplesmente memorizar os assuntos não será suficiente.

Compreender os assuntos do edital, em vez de decorá-los, poderá garantir que o(a) candidato(a) realize a prova desta banca examinadora mais tranquilamente.

4 Dicas para entender editais

>> Palavras-chave

Não é incomum que a Cespe/Cebraspe construa alternativas que, à primeira vista, parecem corretas e bem estruturadas, mas apresentam algum termo ou raciocínio incorreto. Por isso, todo cuidado é pouco.

A respeito das palavras-chave, um dos segredos para ter mais chances de sucesso nos concursos da Cebraspe é se atentar para:

- Sinônimos

- Antônimos

- Termos exclusivos (apenas, somente, exclusivamente...)

- Termos inclusivos (também, igualmente...), e outros.

Aulas de Português para Concursos de Engenharia

Aulas de Português para concursos de Pedagogia

>> Provas anteriores

A banca examinadora da Cespe/Cebraspe é famosa por utilizar enunciados longos e complexos, mas não raramente utiliza questões de provas antigas.

Então, além de se atentar para os assuntos do edital, estudar com base nas provas aplicadas pela Cebraspe no passado poderá ser um diferencial na pontuação do(a) candidato(a). Resolva o máximo de provas antigas da banca, e você poderá se surpreender positivamente!

Concursos abertos na área de:

- Arquitetura: Clique aqui
- Educação Física: Clique aqui
- Engenharia Civil: Clique aqui
- Pedagogia: Clique aqui
- Serviço Social: Clique aqui


Pedagogo(a), fizemos um ebook com 20 questões da banca CESPE para você! Clique na imagem abaixo e iremos te redirecionar para a página do e-book.