2B Educação

Concurso de Pedagogia: quais são, como fazê-los e muito mais!

11/10/2019

Concurso de Pedagogia: quais são, como fazê-los e muito mais!

Concurso de Pedagogia: quais são, como fazê-los e muito mais!

Concurso de Pedagogia e os tópicos desta postagem:

  1. 1. Por que investir em concurso de Pedagogia
  2. 2. Funções do Pedagogo em Órgãos Públicos
  3. 3. Assuntos mais sobrados em concursos de pedagogia
  4. 4. Estruturas das provas
  5. 5. Etapas e aplicação das provas
  6. 6. Principais bancas
  7. 7. Concursos de pedagogia disponíveis
  8. 8. Materiais de estudos gratuitos

1. Por que investir em um concurso de pedagogia?

Pedagogos e Pedagogas! Como andam os estudos? Espero que estejam se preparando para conquistar o grande objetivo futuro concursado de pedagogia.

Quando nós pedagogos pensamos em fazer um concurso público, pensamos logo na estabilidade de emprego e claro no financeiro esses são alguns dos motivos que levam grande parte dos concurseiros de pedagogia a entrar para a carreira pública.

São muitos os benefícios que levam todos a prestar um concurso, e para começarmos vou listar alguns para você:


Boa remuneração na área de pedagogia

Ganhar um salário justo e que recompense todo o seu esforço é algo grandioso, mas infelizmente não é o que pode se notar em empresas de iniciativa privada, mas no concurso público para área de pedagogia a realidade é bem diferente.

As remunerações são um grande atrativo e existem concursos público para pedagogia que pagam salários muito maiores do que os mais altos executivos de empresas privadas ganham.

Independentemente da sua carreira pedagogo, a remuneração sempre será um diferencial.


Estabilidade de emprego e financeira em concursos de pedagogia

Aos que trabalham em iniciativa privada sabe que pode ser demitido a qualquer momento, e pelos mais variados motivos, desde corte de gastos diferente de se nós pedagogos formos assumir um cargo público, não é bem assim que funciona.

O Pedagogo conquista a sua vaga e só sai de lá se quiser ou for exonerado por um motivo muito, muito, muito grave.

Além disso, seu salário vai estar na conta todos os meses e você poderá fazer seus planos para o futuro, e não existe algo mais motivador do que planejar nossos planos para o futuro afim de realizados.


Jornada de Trabalho em concursos para pedagogia

Em modo geral, a jornada de trabalho do servidor público na área de pedagogia é bem menor do que a jornada estipulada pelas empresas privadas.

Além disso, fazer hora extra é algo raro, mas quando acontece, o servidor é sempre muito bem remunerado por isso.
 

Aposentadoria Integral para concurso na área de pedagogia

O concurseiro de pedagogia que prestar concurso para os cargos de servidores públicos têm direito à aposentadoria do mesmo valor do salário.

Ou seja, mesmo quando para de trabalhar, você continuará recebendo a mesma remuneração.


Não precisa ter experiência na área de pedagogia

Para quem acaba de sair de uma faculdade de pedagogia, ou do ensino médio, conseguir um emprego que pague bem sem precisar de experiência, não é a coisas mais fácil do mundo.

Mas no concurso de pedagogia é totalmente possível, já que para ingressas em qualquer carreira, não é preciso ter experiência anterior.


Ascensão profissional e auto realização na área de pedagogia

Depois de aprovado em cargos para área de pedagogia, não pense que você ganhará a mesma remuneração para sempre, pois além dos reajustes anuais, a maioria dos órgãos prevê um crescimento profissional para o servidor que prestou o concurso público


Mudança e qualidade de vida

Tenha certeza pedagogo, concurseiros de pedagogia, estudante de concurso para pedagogia que sua vida não será a mesma.

Você poderá realizar os seus planos e ter metas mais concretas contando com um ótimo emprego e uma excelente remuneração prestando um concurso para pedagogia.

O concurso público com certeza é um caminho promissor que deve ser seguido por nós concurseiros de pedagogia. Comece agora mesmo a estudar!

Por tanto pedagogos para conquistar todos esses benefícios é preciso muito estudo, dedicação. Então não perca tempo e comece já sua preparação para o concurso dos seus sonhos!

2. Funções do Pedagogo em Órgãos Públicos


A função do Pedagogo está sempre em evidência, pois a base de uma sociedade bem desenvolvida é a educação e esta deve ser de qualidade desde seus ciclos iniciais.

Hoje, exercer a função de professor da rede pública é um grande desafio. Isso se deve a falta de qualidade do pilar educacional brasileiro, como podemos analisar com o estudo feito pela UOL:

“Hoje, no Brasil, de 97% dos estudantes com idade entre 7 e 14 anos se encontram na escola, no entanto, o restante desse percentual, 3%, respondem por aproximadamente 1,5 milhão de pessoas com idade escolar que estão fora da sala de aula.

• Para cada 100 alunos que entram na primeira série, somente 47 terminam o 9º ano na idade correspondente, 14 concluem o ensino médio sem interrupção e apenas 11 chegam à universidade.

• 61% dos alunos do 5ºano não conseguem interpretar textos simples. 60% dos alunos do 9ºano não interpretam textos dissertativos.

• 65% dos alunos do 5ºano não dominam o cálculo, 60% dos alunos do 9º ano não sabem realizar cálculos de porcentagem.”

Fonte : UOL.

Estes dados só não são piores pois há professores gabaritados nesta rede de ensino, porém mudanças como redirecionamento de recursos financeiros para a educação e a valorização destes professores são medidas que ainda devem ser tomadas, tratando-se de um déficit até para concursados.

3. Assuntos mais cobrados em concursos de pedagogia


Aprovação em concurso é um desejo em comum entre muitos de nós, mas às vezes não sabemos como alcança-la, nem mesmo como começar a estudar para ela. Então como você já sabe, nós da 2B queremos te ajudar com isso. Se liga nessas dicas das matérias mais cobradas em concursos para Pedagogos.

Confira os melhores concursos disponíveis!
 

Pedagogia é uma área essencial desde a antiguidade, afinal, o que seria de nós sem nossos professores? Principalmente quando lidamos com crianças e adolescentes.

Quando se trata de concurso público então, devemos saber mais do que nossa própria área de atuação dentro da pedagogia.

Pensando nisso separamos as sete matérias mais cobradas para concursos da área:

- Legislação da Educação

Esse assunto refere-se à lei nº 9.394/96. Está é o assunto mais cobrado nas maiorias dos concursos, pois trata-se dos princípios básicos da educação no nosso país. Pode cair tanto exigindo sua aplicabilidade como sua teoria.

Material de estudos

Provas de concursos anteriores

- Didática

Como o candidato está concorrendo para vagas em sua maioria para lecionar na rede de ensino brasileira, é necessário ter domínio didático. Por isso, é um ponto que além de ser importante para passar em um concurso, é extremamente relevante para o dia a dia do professor.

Material de estudos

Provas de concursos anteriores

- Aspectos Éticos, Filosóficos e Sociológicos da Educação

Como os professores são responsáveis pela construção do saber e principalmente do desenvolvimento como pessoa de seu aluno, ele deve quebrar paradigmas, propondo assim novos caminhos baseados no saber Filosófico, Ético e Sociológico.

Material de estudos
Provas de concursos anteriores

- Língua Portuguesa

Dentro dessa matéria, os pontos mais cobrados são acentuação, concordância, interpretação de texto e regência.

Material de estudos

Provas de concursos anteriores

- Psicologia da educação

Este conteúdo é basilar para um profissional que pretende lidar com ensino fundamental, por isso, nas principais bancas têm havido uma cobrança assídua. Sua aplicabilidade é a forma mais comum de cair nas questões. Saber a história do uso da psicologia na educação fará você ter facilidade para responder a matéria.

Material de estudos

Provas de concursos anteriores

- Gestão escolar

Para cargos que envolvam a gestão escolar, como diretor, coordenador é necessário ter conhecimento desta matéria. Sua teoria e sua aplicabilidade são fundamentais. Entender como um colégio funciona de forma geral, será um ponto forte para gabaritar esta matéria.

Material de estudos

Provas de concursos anteriores

- Matemática e raciocínio lógico

Sabe aquelas questões que parecem “bobinhas”, mas que se não soubermos pode se tornar nosso “bicho papão”? Então, é neste tópico que isso mais acontece, por isso não podemos descuidar. Estude principalmente conteúdos de porcentagem, regra de três e conjuntos. As questões que mais caem abragem estes assuntos.
Material de estudos

Provas de concursos anteriores

Mais sobre matemática em concursos


Quer saber mais sobre os temas acima e de uma forma diferenciada? Confira nossos cursos, livros e dicas que foram preparados especialmente para você!

Conferir principais Cursos.

Conferir principais Livros.

Conferir principais Dicas.


4. Estrutura das provas


É sempre importante ler o edital do concurso o qual você que prestar para se preparar devidamente para a prova e entender todas as etapas para ser nomeado, mas para facilitar, listamos alguns processos que podem ter presença marcada para sua aprovação:

- Provas com questões dissertativas

Questões dissertativas são aquelas sem opções de respostas, ou seja, o candidato tem que respondê-la em um pequeno espaço de forma escrita. A banca espera ver qual seu posicionamento, e grau de conhecimento sobre a questão cobrada. Não existe um padrão para esse tipo de questão.

- Provas com questões objetivas

São as mais comuns em processos seletivos de concursos. São questões que estão acompanhadas com uma série de alternativas, que sugerem a resposta. Porém só uma é a resposta adequada. O padrão mais conhecido para essa modalidade é o de alternativas nomeadas com letras do alfabeto.

- Prova prática

Dependendo da segmentação da especialidade do cargo em questão, será exigido uma prova prática podendo ser ela variante. Podem ser considerados, como exemplos desta categoria, provas que avaliem direção, digitação e dicção.

- Avaliação Psicológicos

Este processo consiste basicamente em classificar o candidato como apto ou não para exercer o cargo determinado. Seus principais pontos podem ser a análise de concentração, raciocínio lógico, controle emocional e possíveis personalidades prejudiciais que restrinjam a posse ao cargo.

- Avaliação Física

Essa modalidade avaliativa que tem como foco a eliminação de candidatos não aptos para execução do cargo. A ideia é classificar a capacidade física e orgânica do indivíduo. Este, é comum em concursos militares, e não tem padrões de aplicações.

- Exames Médicos

Para estar apto para assumir um cargo público, por lei o candidato não pode ter nenhuma doença pré-existente grave, contagiosa ou que não tenha cura na sua admissão. Por isso, é necessário a realização de exames médicos para que seja comprovada a aptidão orgânica do candidato. Como pode haver uma eliminação por conta dos resultados, estes são considerados parte do processo dos concursos públicos. Não há uma listagem regular dos exames pedidos, podendo assim serem variantes por concurso e por edições.


5. Etapas e aplicação das provas


Sabemos que encarar um Concurso Público é um processo complexo e previamente arquitetado (Calma! Estamos com você nessa!). Para aumentar suas chances de aprovação você precisa entender como esses procedimentos são feitos e organizados.

Vale lembrar que há uma variação significativa de um concurso para o outro, e podemos apontar como principais fatores a diferença de bancas, modalidades, áreas e tipos de concursos. Por isso, fizemos um pequeno resumo dos principais procedimentos para que você aprenda a logística:

- Razão para criação do concurso

Ausência ou escassez de servidores para determinada(s) área(s).

- Solicitação para execução

É necessária a autorização do órgão ou autoridade responsável.

- Escolha da banca

Aprovado as novas vagas, a prioridade é a escolha de uma banca que represente o Concurso Público. Está será responsavél pela elaboração da prova.

- Edital

A partir de todo processo burocrático arquitetado, será divulgado o Edital. Esse é um compilado de todas as informações para aquele concurso. Desde matérias que serão cobradas até prazos de inscrições.

- Aplicação da prova

Quando chegar a data divulgada haverá a aplicação da prova. Este processo poderá ser feito em um único dia, ou dividido em mais datas quando há mais de uma modalidade de prova.

- Divulgação do gabarito

A banca responsável pelo concurso divulgará de forma oficial as respostas da prova aplicada. O prazo deste procedimento pode variar, mas é comum ter a data prevista no edital.

- Convocação para etapas secundárias

Caso o candidato tenha sido aprovado na primeira prova, ele deverá passar pelos processos secundários, que serão executados nas datas pré avisadas no edital. Estes podem varias em exames médicos, provas práticas, dentre outros.

- Divulgação dos resultados

Na data prevista, será feita a divulgação no Diário Oficial o nome dos Aprovados.

6. Principais Bancas


Sabemos que há uma variedade ilimitada de bancas para concursos e sabemos que cada uma possui características específicas na hora das provas. Um dos grandes segredos para passar em um concurso público é conhecer especialmente esses detalhes da banca que está à frente da prova do edital o qual você está concorrendo.


Para lhe ajudar neste ponto, separamos dicas das principais bancas:

- Vunesp

Uma das bancas mais exigentes da atualidade. Cobra de forma quase que interina temas atuais que se relacionam com as partes teóricas do tema em questão.

- Consulplan

Costuma cobrar de seus concurseiros questões diretas e objetivas. Ela segue o conteúdo programático a risca, mesmo que de forma indireta.

- Cespe

Temas da atualidades sobre o cargo ou as atividades que este deve seguir são questões bastante cobradas por essa banca, além de ter relevância na teoria de suas provas.

7. Concursos de Pedagogia disponíveis


Nós sempre atualizamos a nossa lista de concursos públicos para pedagogos que buscam se inserir no mercado de trabalho em 2019. Vale ressaltar que sempre buscamos concursos públicos com inscrições abertas e/ou edital divulgado com vagas para pedagogos consurseiros, em todo o Brasil, mostrando a vocês as inúmeras áreas de atuação em um concurso de pedagogia

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS CONCURSO PÚBLICOS DE PEDAGOGIA DISPONÍVEIS


8. Materiais de estudos gratuitos


Confira Materiais de estudos gratuitos para concursos em Pedgogia, disponibilizados pela 2B Educação. Algumas das questões  e conteúdos dos e-books abaixo foram retiradas diretamente de materiais de livros e cursos preparados especialmente por professores renomados da área de concursos em Pedagogia.

 

- Materiais específicos de cocnusos para Pedagogia

>Questões respondidas sobre o estatuto da criança e do adolescente : Clique aqui e acesse o e-book. 

>20 Questões respondidas mais recorrentes em concursos de Pedagogia. Clique aqui e acesse o e-book.

>Práticas pedagógicas: Clique aqui e acesse o e-book.

>Como e o que estudar em educação infantil para concursos: Clique aqui e acesse o e-book

 

- Matemática em concursos:

>Macetes: Clique aqui e acesse o e-book.

>Questões de provas: Clique aqui e acesse o e-book.

 

- Informática em concursos:

>Dicas: Clique aqui e acesse o e-book.

 

- Língua portuguesa

>Tudo que você precisa saber sobre Língua portuguesa para concursos: clique aqui e acesse o e-book. 

 

- Outros:

>Dicas para turbinar seu cérebro: clique aqui e acesse o e-book

 

- Livros e cursos:

>Livros

>Cursos