2B Educação

CONCURSO IME 2020: inscrição, requisitos e mais detalhes

21/05/2020
Concurso IME 2020: saiba os detalhes sobre requisitos, inscrições etc!

O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica.

 
Insere-se no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, cooperando com os demais órgãos, por meio da prestação de serviços e pela execução de atividades de natureza técnico-científicas.
 
O Instituto coopera, pelo ensino e pela pesquisa, também para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.
 
Fonte: http://www.ime.eb.mil.br/

Quer começar a se preparar agora para os Concursos das Forças Armadas? Clique aqui e acesse nosso e-book gratuito.
 

Entenda o Concurso IME 2020
 

O Concurso é destinado à formação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares do Instituto Militar de Engenharia (IME).
 
O Concurso de Admissão do Curso de Formação (CFRM) de Profissionais objetiva selecionar para a matrícula o(a)s candidato(a)s de melhor capacitação técnico-profissional, potencial intelectual e que atendam aos requisitos físicos e de saúde, para o CFrm do IME.
 
O Concurso Admissional, de amplitude nacional, compreende:
 
1.  Exame Intelectual (EI);
 
2.  Inspeção de Saúde (IS); e
 
3.  Exame de Aptidão Física (EAF);
 
4.  Avaliação Psicológica (Avl Psc); e
 
5.  Procedimento de Heteroidentificação (PH).
 
A Inspeção de Saúde, o Exame de Aptidão Física, a Avaliação Psicológica e o Procedimento de Heteroidentificação terão caráter eliminatório; já as provas do EI terão caráter eliminatório e classificatório.
 
Além disso, o Concurso será dividido de acordo com as áreas da Engenharia:
 
- Engenharia de Computação;
 
- Engenharia de Comunicações;
 
- Engenharia Elétrica;
 
- Engenharia Cartográfica;

- Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil);

- Engenharia de Produção.


Lembre-se de baixar nosso e-book gratuito com Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos das Forças Armadas. Clique aqui e acesse nosso e-book gratuito.
 


Concurso IME 2020 – Requisitos

 
Se você pretende fazer a inscrição no Curso de Admissão ao CFrm do IME, saiba que deverá satisfazer às seguintes condições:
 
1.  Ser brasileiro(a) nato(a);
 
2. Ter concluído com aproveitamento, até o ato da matrícula, a graduação em Engenharia plena por Instituição de Ensino Superior oficialmente reconhecida, de acordo com a legislação federal vigente, em área de engenharia objeto do concurso, que o habilite ao exercício da profissão;
 
3.  Ter, no máximo, 26 (vinte e seis) anos de idade, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula (ano seguinte ao do concurso);
 
4. Não apresentar tatuagens que façam alusão a ideologias terroristas ou extremistas contrárias às instituições democráticas, a violências, a crimes, a ideias ou atos libidinosos, a discriminações ou a preconceito de raça, de credo, de sexo ou de origem ou, ainda, a ideias ou a atos ofensivos às Forças Armadas;
 
Existem outros requisitos – alguns comuns aos concursos públicos, outros, específicos do IME. Para ver todos os requisitos, é só clicar aqui.
 

Concurso IME 2020 – Inscrições


As inscrições para o Concurso começarão em 16/07/2020 e se encerrarão em 01/09/2020, conforme o fragmento do cronograma retirado da Instrução Reguladora divulgada pelo IME:

 

 
Para ver o cronograma completo, é só clicar aqui.
 
A inscrição para o Concurso custa o valor de R$ 110,00 (cento e dez reais).
 

Concurso IME 2020 – Sobre o exame intelectual

 
Conforme a Instrução reguladora divulgada pelo IME, o Exame intelectual será composto por três provas com o seguinte teor:
 
1. Uma prova (com questões objetivas e discursivas) de PORTUGUÊS, comum a todas as especialidades de Engenharia;
 
2. Uma prova (com questões objetivas) de INGLÊS, comum a todas as especialidades de Engenharia; e
 
3. Uma prova de conhecimentos específicos, peculiares a cada especialidade de Engenharia.
 

Provas anteriores


O portal do IME disponibiliza provas anteriores do concurso de Admissão ao CFrm, desde a prova de 2008/2009 até o ano passado.
 
É uma boa ideia dar uma olhada! É só clicar aqui.

E não se esqueça
 de baixar nosso e-book gratuito com Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos das Forças Armadas. Clique aqui e acesse nosso e-book gratuito.


Até a próxima!