(CONTADOR – CONDER – 2013 – FGV) 


A contabilidade aplicada ao setor público deve permitir a integração dos planos hierarquicamente interligados, comparando suas metas programadas com as realizadas e evidenciando as diferenças relevantes por meio de:
 
(A) nota explicativa.
(B) relatório de gestão fiscal.
(C) anexo de metas fiscais.
(D) anexo de riscos fiscais.
(E) parecer de auditoria.
 
COMENTÁRIO:
Grau de dificuldade: Fácil
 
Dica do Autor: Esta questão é típica das aplicadas em concursos públicos que contém disciplinas sustentadas, preponderantemente, em legislação e normas técnicas, como é o caso da Contabilidade Pública, e por isso exige do/a candidato/a um conhecimento ipsis litteris do texto destas legislações e normas. Conhecendo o texto da norma, torna-se fácil acertar a questão.
 
Alternativa A: CORRETA. O item 3 da NBC T 16.3 define explicitamente que notas explicativas são os meios para evidenciar a integração dos planos hierarquicamente interligados e não outro.
Alternativas B, C, D e E. INCORRETAS. Quando o item 3 da NBC T 16.3 define explicitamente que é por meio das notas explicativas que se evidencia a integração dos planos hierarquicamente interligados, exclui, por lógico, a possibilidade de ser por outro meio/documento. Por isso, essas alternativas são falsas.

E aí, acertou? Essa e outras 499 questões você encontra no livro 500 questões comentadas de Provas e Concursos em Contabilidade:


Encontre informações sobre concursos: Contador Concurseiro
ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br