Editora 2B
Noticia

Noticia

Tema:
11 01

CONTADOR, e se a Prova fosse hoje? Confira a resposta! [18]

Contador Concurseiro


(CONTADOR – CONDER/BA - 2013 – FGV PROJETOS)


O teste de detalhes nos procedimentos substantivos de auditoria que consiste em obter, por meio de confirmação com terceiros, informações sobre saldos a receber e obrigações que a entidade auditada mantém, é denominado:
 
(A) Inspeção.
(B) Observação.
(C) Reexecução.
(D) Circularização.
(E) Indagação.
 
COMENTÁRIOS
 
Grau de dificuldade: FÁCIL
 
Dica do Autor: Esta questão trata dos procedimentos de auditoria. Conforme a NBC TA 500 do CFC – Conselho Federal de Contabilidade sobre Evidência de Auditoria, o objetivo do auditor é definir e executar procedimentos de auditoria que permitam conseguir evidência de auditoria apropriada e suficiente que lhe possibilite obter conclusões razoáveis para fundamentar a sua opinião.
 
Alternativa A. INCORRETA. Trata do procedimento de auditoria de inspeção, que envolve o exame de registros, documentos e ativos. Um exemplo: inspeção de evidência de aprovação de uma ordem de compra.
 
Alternativa B. INCORRETA. Trata do procedimento de auditoria de observação, que se caracteriza pelo acompanhamento dum processo ou procedimento realizado por terceiros, no momento da sua execução. Neste caso, o exame é visual, um exemplo é a observação de parte do processo de pagamentos de uma empresa, a fim de identificar sua adequação as melhores práticas de controle interno.
 
Alternativa C. INCORRETA. A reexecução é um procedimento de auditoria realizado de forma independente, ou seja, o auditor que está analisando a eficácia de um de procedimento ou controle executa os mesmos passos, a fim de analisar o controle interno de uma entidade.
 
Alternativa D. CORRETA. Ao se analisar as diretrizes da NBC TA 505 – Confirmações Externas; se pode verificar que este procedimento é um dos mais confiáveis, pois se trata de solicitação de informações diretamente a terceiros, normalmente, por uma carta, cuja resposta é um documento, seja em papel, no formato eletrônico ou outro meio enviado diretamente ao auditor.
 
Alternativa E. INCORRETA. A indagação é um processo de obtenção de informações financeiras ou não financeiras junto a pessoas da entidade auditada ou fora dela, a fim de se produzir evidências suficientes para formação de opinião. Exemplo: Um auditor indaga ao gerente de vendas sobre a quantidade de vendas do ano em relação ao ano anterior.

E aí, acertou? Essa e outras 499 questões você encontra no livro 500 questões comentadas de Provas e Concursos em Contabilidade:


Encontre informações sobre concursos: Contador Concurseiro.