Contador Concurseiro

CONTADOR, e se a Prova fosse hoje? Confira a resposta! [5]

13/10/2016


(Contador/BANPARÁ/2014/PARÁ CONCURSOS)  

Assinale a alternativa que contém apenas transações que afetam o caixa: 

(A) Aquisição de imóveis a vista e variação cambial dos passivos de longo prazo. 
(B) Aquisição de entidade com emissão de ações e máquina recebida em doação. 
(C) Recebimento de dividendos e estimativa de perda para créditos de liquidação duvidosa. 
(D) Integralização de capital pelos sócios em dinheiro e amortização da dívida de longo prazo. 
(E) Apropriação de despesas pagas antecipadamente e integralização de capital em dinheiro. 

Grau de dificuldade: Médio


Alternativa A = Incorreta. A aquisição de imóveis à vista reduz o caixa enquanto a variação cambial de passivos de longo prazo é o reconhecimento de despesa que não impacta o caixa.

Alternativa B = Incorreta. Aquisição de entidade com emissão de ações não representa um fenômeno econômico que influencia o caixa muito menos uma máquina recebida em doação.

Alternativa C = Incorreta. Recebimento de dividendos se for feito em caixa ou equivalentes de caixa impacta o caixa. Não fica claro como esse recebimento ocorrerá. Além disso, a perda para créditos de liquidação duvidosa é o reconhecimento de uma perda já lançada como despesa e que se confirma agora por meio da redução dos valores a receber. Logo, é um evento que não influencia o caixa.

Alternativa D = Correta. Quando a integralização de capital ocorre em dinheiro isso impacta o caixa aumentando-o; a amortização de dividas de longo prazo também isso impacta o caixa, mas reduzindo-o.

Alternativa E = Incorreta.  A apropriação de despesas pagas antecipadamente decorre do princípio da competência. O pagamento antecipado de uma despesa reduz o caixa, mas não a sua apropriação. Quando a integralização de capital ocorre em dinheiro isso impacta o caixa aumentando-o. Como a questão exige que sejam fenômenos que afetem o caixa, o primeiro não faz isso. 


Essa e outras questões para se preparar para o Concurso da Petrobras para Administrador, você encontra no livro 500 questões comentadas de Provas e Concursos em Contabilidade.