Busca:

Busca:

Tema:


(AGENTE TÉCNICO CONTADOR – MPE ES - 2013 – VUNESP)
De acordo com a NBC TI 01 do CFC, para o auditor interno, a inspeção, que trata da verificação de registros, documentos e ativos tangíveis; a observação, que trata do acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e a investigação e a confirmação, que tratam da obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade, são procedimentos de auditoria para testes:
 
(A) de observância.
(B) analíticos.
(C) de indagação.
(D) investigativos.
(E) antifraude.
 
COMENTÁRIOS
 
Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIA
 
Dica do Autor
 
Alternativa A. CORRETA. Em relação à auditoria interna, os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Conforme a NBC TI 01, se referem aos seguintes procedimentos: inspeção - verificação de registros, documentos e ativos tangíveis; observação - acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
 
Alternativa B. INCORRETA. Como se pode ver na alternativa A, em termos de auditoria interna, os procedimentos de inspeção, observação, investigação e confirmação são procedimentos de observância.  A norma em questão não especifica o termo analíticos.
 
Alternativa C. INCORRETA. Como se pode ver na alternativa A, em termos de auditoria interna, os procedimentos de inspeção, observação, investigação e confirmação são procedimentos de observância.  A norma em questão não especifica o termo indagação.
 
Alternativa D. INCORRETA. Como se pode ver na alternativa A, em termos de auditoria interna, os procedimentos de inspeção, observação, investigação e confirmação são procedimentos de observância.  A norma em questão não especifica o termo investigativos.
 
Alternativa E. INCORRETA. Como se pode ver na alternativa A, em termos de auditoria interna, os procedimentos de inspeção, observação, investigação e confirmação são procedimentos de observância.  A norma em questão não especifica o termo antifraude.



E aí, acertou? Essa e outras 499 questões você encontra no livro 500 questões comentadas de Provas e Concursos em Contabilidade:

ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br