Assistente Social Concurseira

Desafio Assistente Social

13/03/2018
Desafio Assistente Social
(ASSISTENTE SOCIAL - PERF. DE SANTA MARIA DEJETIBÁ/ES - FUNCAB - 2016) O documento denominado Autorização de Procedimento de Alta Complexidade “APAC” fornece ao SUS dados para o
sistema de informações:

A) Hospitalares do SUS.
B) De Nascidos Vivos.
C) Ambulatoriais do SUS.
D) Sobre Mortalidade.
E) De Agravo de Notificação.

Alternativa A: INCORRETA. Na verdade esse é o Sistema de Informações Hospitalares do SUS – SIH/SUS, que tem a finalidade de transcrever todos os atendimentos que provenientes de internações hospitalares foram financiadas pelo SUS, e após o processamento, gerarem relatórios para os gestores que lhes possibilitem fazer os pagamentos dos estabelecimentos de saúde.

Alternativa B: INCORRETA. Essa alternativa nada tem a ver com o APAC e sim, trata-se do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos – SINASC, que foi de-
senvolvido pelo DATASUS visando reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos informados em todo território nacional.

Alternativa C: CORRETA. De fato, o Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS – SAI-SUS, recebe a transcrição de produção nos documentos: Boletim de Produção Ambulatorial – BPA e Autorização de Procedimento de Alta Complexidade – APAC, faz a consolidação e valida o pagamento contra parâmetros orçamentários estipulados pelo próprio gestor de saúde, antes de aprovar o pagamento.

Alternativa D: INCORRETA. Apesar de estar dentro do assunto da epidemiologia em saúde, essa alternativa não corresponde a questão, e sim ao Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM, que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, tem a função de coletar dados sobre a mortalidade no país, possuem variáveis que permitem, a partir da causa mortis, atestada pelo médico, construir indicadorese processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde.

Alternativa E: INCORRETA. Não seria ao Sistema de Informações de Agravo de Notificação – SINAN que o APAC fornece dados, pois, este primeiro, recebe notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam na lista nacional de doenças de notificação compulsória. Sua utilização efetiva contribui para a identificação da realidade epide- miológica de determinada área geográfica.

Essa e outras questões você encontra no livro: 300 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Serviço Social

Notícias mais lidas

Prefeitura de Nova Santa Helena (MT) realiza Concurso Público!

Concursos Públicos abertos com vagas para Assistente Social - 2018

Prefeitura de São Bonifácio (SC) realiza Concurso Público!