Assistente Social Concurseira

Desafio da Assistente Social

19/12/2017


(ANALISTA - CELG DISTRIBUIÇÃO - UFG - 2014) Na primeira metade da década de 1980, houve a incursão de demandas democráticas e populares largamente reprimidas durante a ditadura militar. Neste contexto, a dominância do histórico conservadorismo do serviço social foi confrontada, o que significou para a categoria.

A) a possibilidade de se resgatar um projeto político adormecido durante a ditadura militar.
B) a condição política para a constituição de um novo projeto profissional.
C) o rompimento com toda e qualquer forma de conservadorismo.
D) o fortalecimento do humanismo como subsídio para o novo projeto profissional.
E) o distanciamento do projeto ético-político consolidado durante o período de ditadura militar.

Alternativa A: INCORRETA. Não havia projeto político adormecido no Serviço Social durante a ditadura militar. O projeto político foi sendo construído a partir da militância profissional
junto aos movimentos sociais, influência da teoria crítica marxista, nas décadas de 60 e 70, século XX.

Alternativa B: CORRETA. Os fatos sócio-históricos ocorridos nas décadas de 60/70 possibilitaram a conquista dos direitos sociais, materializados na Constituição de 88. Esse fato trouxe
uma nova perspectiva para o Serviço Social que repensa sua teoria e metodologia revelando o seu compromisso ético político com a classe trabalhadora.

Alternativa C: INCORRETA. Mesmo considerando o período de militância e conquistas, não houve no Serviço Social um rompimento completo com o conservadorismo.

Alternativa D: INCORRETA. A corrente de caráter humanista tem influência no Serviço Social nas suas origens com as Encíclicas Rerum Novarum. As ideias humanistas permanecem fortemente no Serviço
Social nas décadas de 60/70 do século XX. Baseadas na ideia de que o ser humano é o centro das preocupações sociais e políticas.

Alternativa E: INCORRETA. Esse período possibilitou as bases de fortalecimento do projeto ético político do Serviço Social.


Essa e outras questões você encontra no livro: 300 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Serviço Social

Notícias mais lidas

Prefeitura de Teutônia (RS) realiza Concurso Público!

10 Livros Que Todo Assistente Social Deveria Ler!

Por que estudar Matemática para Concurso Público