Desafio da Assistente Social Concurseira - Confira!
 

Grau de dificuldade: intermediário

Alternativa A: CORRETA. As instituições são organizações específicas de política social, embora se apresentem como organismos autônomos e estruturados em torno de normas e objetivos manifestos. Elas ocupam um espaço político nos meandros das relações entre o Estado e a sociedade civil e fazem parte da rede, do tecido social lançado pelas classes dominantes para amealhar o conjunto da sociedade. Logo, a alternativa A está correta.

Alternativa B: INCORRETA. Esta é uma alternativa incorreta. As instituições sociais atuam de forma transversal na sociedade podendo exercer ou não influência e/ou controle sobre seus usuários. Sendo assim, a alternativa B está incorreta.

Alternativa C: INCORRETA. Esta também é uma alternativa incorreta. As instituições sociais são organizações que possuem vinculação específica com o processo produtivo global e tem por objetivo o desenvolvimento do bem-estar da população. Portanto, a alternativa C está incorreta.

Alternativa D: INCORRETA. Numa visão crítica, as instituições sociais não podem ser vistas como veículos de mercantilização de bens e serviços, pois estas integram o tecido social, e podem, de certa forma, compensar os desequilíbrios do processo produtivo. Nessa perspectiva, a alternativa D está incorreta.

Alternativa E: INCORRETA. Esta é uma alternativa incorreta. As instituições sociais são espaços nos quais refletem a dinâmica da sociedade capitalista. Sendo assim, a alternativa E é considerada incorreta.


Essa e outras questões você encontra no livro Terceiro Setor e Serviço Social para Concursos e Residências - Coleção Manuais de Serviço Social (Volume 1) (clique e conheça).



Assistente Social Concurseira
03/11/2017
ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br