Desafio da Pedagoga



 

Grau de Dificuldade: Intermediário.





Resposta Comentada



 

Alternativa A: CORRETA. Uma das metas das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) é conferir maior autonomia às Instituições de Ensino Superior (IES) na definição dos currículos de seus cursos. Para isso, explicitam as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas por meio de um modelo pedagógico capaz de adaptar-se à dinâmica das demandas sociais, no qual a graduação constitui etapa inicial de formação no processo de educação permanente (BRASIL, 2004);

Alternativa B: INCORRETA. Apesar de existirem projetos com o fim de investimento nas Instituições de Ensino Superior (IES), o objetivo das Diretrizes Curriculares Nacionais é de propor um direcionamento para elaboração e execução curricular dos cursos.

Alternativa C: INCORRETA. A capacitação do quadro docente e técnico das IES devem ser asseguradas segundo o Projeto Político Pedagógico de cada uma das Instituições e de acordo com sua proposta curricular.

Alternativa D: INCORRETA. Segundo a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, constituem-se de um conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos a serem observados na organização institucional e curricular de cada estabelecimento de ensino e aplicam-se a todas as etapas e modalidades da educação básica.

Alternativa E: INCORRETA. Os projetos específicos para os Bacharelados têm sua definição e organização de acordo com a proposta de cada curso oferecido para esta formação.



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