Busca:

Busca:

Tema:
Pedagoga Concurseira
13/09/2017
Desafio da Pedagoga Concurseira



 

Grau de Dificuldade: Fácil.





Resposta Comentada



 

ALTERNATIVA A: CORRETA Atualmente, a sociedade exige cada vez mais profissionais capacitados e treinados para atuarem nas diversas áreas. Portanto, o profissional pedagogo ao se inserir em um mercado de trabalho amplo e diversificado, precisa se qualificar, constantemente, para atender as demandas colocadas pelos diferentes espaços de onde atua. Faz-se necessário, compreender que este processo contínuo de capacitação é o trabalho focado nas pessoas, é o ato ou efeito de capacitar-se, tornar-se capaz, habilitar-se para o trabalho, para produzir e assimilar mudanças.
ALTERNATIVA B: CORRETA Um pedagogo, assim como qualquer outro profissional, deve estar aberto às mudanças e transformações pelas quais passa a sociedade exercitando processos e habilidades cognitivas, sociais e procedimentais dos quais tenha se apropriado durante a sua trajetória acadêmica, que o tornem apto a enfrentar variadas situações nos seus espaços de atuação. É essencial, ainda, se envolver de forma satisfatória nas diferentes experiências sociais e de trabalho, estando aberto às questões da convivência e participação em projetos coletivos e sendo sensível às questões postas pela diversidade e pelas várias culturas existentes.

ALTERNATIVA C: INCORRETA A partir de 1990, há consideráveis mudanças no mundo do trabalho, ocasionadas pela globalização da economia, pela reestruturação produtiva e pelas novas formas de relação entre Estado e sociedade civil. Essas questões mudam radicalmente as demandas dos espaços educativos. Essa concepção de sociedade não dialoga com um trabalho fragmentado, mas considera a integração, a coletividade como princípios essenciais no fazer pedagógico. Portanto, embora cada função do pedagogo tenha sua especificidade, não há uma limitação desta, pois no coletivo, dado o objeto comum de trabalho, deve existir uma articulação entre as áreas específicas, pois desta resulta a compreensão da organização educacional e do trabalho pedagógico em sua totalidade.
ALTERNATIVA D: CORRETA O pedagogo deve refletir sobre a sua prática, vendo-a como um processo de formação constante. Pois, é através da reflexão que ele se torna mais crítico sobre as ações que realiza. Neste sentido, ele poderá cumprir suas funções num nível de ressignificação e inovação para o enfrentamento e minimização dos desafios que surgem e desenvolver competências coerentes aos projetos educativos dos locais onde atua.
ALTERNATIVA E: CORRETA Os processos educativos presentes nos espaços de atuação do pedagogo são permeados de conflitos de ordem didática, pedagógica e coletiva que envolve os sujeitos que deles fazem parte. Ao abordar as partes em conflito o pedagogo enquanto mediador deve identificar a situação como oportunidade de estímulo da prática de valores como: solidariedade, tolerância e igualdade. Ele tem na mediação de conflito uma alternativa altamente promissora de propor um meio de convivência mais harmonioso, que busca criar novas formas ao mediar integrando as diferenças.


Acertou?

Essa e outras questões você encontra no livro 300 questões comentadas de Provas e Concursos em Pedagogia.

Pedagoga Concurseira
13/09/2017
ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br