Desafio da Pedagoga Concurseira - Confira!

 

Grau de dificuldade: Intermediário



 

Dica do autor: Todas as alternativas incorretas se referem à perspectiva classificatória da avaliação.

Alternativa A: CORRETA. A abordagem formativa pressupõe conhecer as diferentes fases de aprendizagem do aluno, suas formas de aprender e quais possibilidades de intervenções podem favorecer a aprendizagem.

Alternativa B: INCORRETA. A avaliação formativa não tem a pretensão de selecionar, mas de contribuir com o desenvolvimento do aluno. A avaliação meramente quantitativa limita-se a classificar e selecionar.

Alternativa C: INCORRETA. Mais uma vez, o enfoque a classificatório, noção que não se inclui na perspectiva formativa. Para Ribeiro (2011), avaliação formativa contribui com o desenvolvimento integral do aluno (ZABALA, 1998), o que envolve capacitá-los para aprender a aprender.

Alternativa D: INCORRETA. A formação de turmas por mérito valida a perspectiva da avaliação classificatória, seletiva e excludente. A avaliação formativa é reguladora, mas não possui essa finalidade de segregação, apresenta- se para o professor, como possibilidade de regular o seu ensino e a sua aprendizagem, bem como, a aprendizagem do aluno. Além disso, apresenta-se para o aluno como instrumento que possibilita o desenvolvimento das suas competências metacognitivas, de suas competências de autoavaliação e também de autocontrole (FERNANDES, 2009).

Alternativa E: INCORRETA. A avaliação formativa não visa a comparação, nem tão pouco tem a intensão de selecionar ou classificar, estes pré-requisitos se enquadram perspectiva do exame. “Com os exames, o sistema de ensino e o educador tem em suas mãos um instrumento de poder, cuja autoridade pode ser exacerbada em autoritarismo; infelizmente, essa tem sido a tendência e a prática em nossas escolas. Com os exames em mãos, os educadores, representando o sistema social, no geral, têm se servido desse recurso para controlar disciplinarmente os educandos“(LUCKESI, 2005, p.17).


Essa e outras questões você encontra no livro 300 questões comentadas de provas e concursos em Pedagogia (clique e conheça).

Livros:

ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br