Contador Concurseiro
28/06/2017

Desafio do Contador 28-06

 

Grau de dificuldade: Intermediário.

 

 

Respostas Comentadas - Desafio do Contador

 

ANÁLISES:

O Pronunciamento Técnico CPC 16 (R1) – Estoques, entre os itens 28 e 33 trata sobre os critérios e procedimentos para o reconhecimento do “valor realizável líquido” e, no item 28, determina que O custo dos estoques pode não ser recuperável se esses estoques estiverem danificados, se se tornarem total ou parcialmente obsoletos ou se os seus preços de venda tiverem diminuído. O custo dos estoques pode também não ser recuperável se os custos estimados de acabamento ou os custos estimados a serem incorridos para realizar a venda tiverem aumentado.
No item 32, novamente é tratado sobre a redução ao valor realizável líquido em função da queda no preço de venda: [...] quando a diminuição no preço dos produtos acabados ou no preço dos serviços prestados indicar que o custo de elaboração desses produtos ou serviços excederá seu valor realizável líquido, os materiais e os outros bens de consumo devem ser reduzidos ao valor realizável líquido.
Com base no verificado acima e considerando que a questão pede, entre as alternativas, a que “Não é um fator que interfere no valor realizável líquido”, temos:
Alternativa “a)”: A obsolescência, conforme previsto no item 28 do CPC 16, é um elemento que influencia no valor recuperável dos estoques, logo é um fator que interfere no “valor realizável líquido” dos mesmos.
Alternativas “b)” e “d)”: O “abalroamento” e o “perecimento” implicam em danificação dos estoques e, conforme previsto no item 28 do CPC 16, “O custo dos estoques pode não ser recuperável se esses estoques estiverem danificados” (GRIFOS NOSSOS), logo é um fator que interfere no “valor realizável líquido” dos mesmos.
Alternativa “c)”: Da mesma forma, a “a queda permanente de preço de venda” influencia no valor recuperável dos estoques, conforme previsto no item 28 e 32 do CPC 26 (R1).
Alternativa “e)”: CORRETA. “A redução do custo fixo de energia” não está previsto como um elemento que afeta o valor realizável líquido.

Acertou?


Essa e outras questões você encontra no livro 500 questões comentadas de Contabilidade.

Contador Concurseiro
28/06/2017
ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br