Contador Concurseiro
30/08/2017
Desafio do Contador Concurseiro


 

Grau de Dificuldade: Difícil.





Resposta Comentada



 

Alternativa A. INCORRETA. Apesar de confundir, a alternativa está incorreta, pois o princípio da eficiência, segundo o artigo 37 da Carta Magna pela Emenda Constitucional 19/1998, orienta a atividade administrativa no sentido de “conseguir os melhores resultados com meios escassos de que se dispõe e a menor custo”. Percebam que para eficiência a ênfase está na atividade. Entre as opções temos o princípio da economicidade, que trata da capacidade do gestor em adquirir e administrar de modo adequado os recursos, mantendo os custos baixos, ou seja, na economicidade a atuação do gestor é destacada, se enquadrando como a resposta adequada em termos de princípio.

Alternativa B. CORRETA. A economicidade consiste na otimização dos resultados por meio da escolha dos menores custos, mantendo em um nível aceitável as despesas com aquisição e/ou alocação dos recursos humanos, financeiros ou materiais utilizados. Assim, trata da capacidade do gestor em adquirir e administrar de modo adequado os recursos, mantendo os custos baixos (ROCHA; QUINTIERE, 2009).

Alternativa C. INCORRETA. A eficácia é a concreção dos objetivos desejados por determinada ação do Estado, não sendo levados em consideração os meios e os mecanismos utilizados para tanto. Assim, o Estado pode ser eficaz em resolver o problema do analfabetismo no Brasil, mas pode estar fazendo isso com mais recursos do que necessitaria. Na eficiência, por sua vez, há clara preocupação com os mecanismos que foram usados para a obtenção do êxito na atividade do Estado. Assim, procura-se buscar os meios mais econômicos e viáveis, para maximizar os resultados e minimizar os custos. Em síntese: é atingir o objetivo com o menor custo e os melhores resultados possíveis (TORRES, 2004).

Alternativa D. INCORRETA. Não existe um princípio de ilegitimidade e sim a legitimidade, que, segundo Wolmer (1994), incide na esfera da consensualidade dos ideais, dos fundamentos, das crenças, dos valores e dos princípios ideológicos. Sua aplicação envolve, como concepção do direito, a transposição da simples detenção do poder e a conformidade do justo advogado pela coletividade. Como podemos perceber, a legitimidade requer uma consensualidade real em pró da coletividade.

Alternativa E. INCORRETA. A tempestividade está relacionada à ação no momento oportuno, um exemplo no âmbito jurídico: quando um recurso é proposto dentro do prazo determinado pela Lei, contados da data da publicação. Na contabilidade, quando um registro é realizado no seu período de competência.


 

Acertou?

Essa e outras questões você encontra no livro 500 questões comentadas de Contabilidade.

Livros:

ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br