Contador Concurseiro
06/09/2017
Desafio do Contador Concurseiro


 

Grau de Dificuldade: Intermediário.





Resposta Comentada



 

Dica do Autor: O formato desta questão é muito comum nos concursos que envolvem a disciplina Contabilidade Pública, Finanças Públicas e Auditoria Pública, por exigir um conhecimento da literalidade das leis e normas relacionadas às respectivas disciplinas. Responder corretamente dependerá do cuidado do candidato quanto ao que foi alterado no texto das leis ou das normas. Faz-se a alteração de palavras com alteração de sentido, inserção ou exclusão de palavras ou a simples inclusão de um “não” no texto normativo para confundir o candidato na escolha da alternativa correta, como veremos nos comentários desta questão.

 

Alternativa A: INCORRETA. O que afirma esta alternativa é tema de ênfase para fins de fiscalização do Poder Legislativo e o Sistema de Controle Interno de cada Poder, conforme art. 59, LC, em seu inciso I.

Alternativa B: CORRETA. O que afirma esta alternativa é tema de ênfase para fins de fiscalização do Poder Legislativo e o Sistema de Controle Interno de cada Poder, conforme art. 59, LC, em seu inciso III, porém a fiscalização recai sobre as medidas adotadas para o retorno da despesa total com pessoal a limites estabelecidos e não medidas que excedam tal limite, conforme redação do enunciado.

Alternativa C: INCORRETA. O que afirma esta alternativa é tema de ênfase para fins de fiscalização do Poder Legislativo e o Sistema de Controle Interno de cada Poder, conforme art. 59, LC, em seu inciso VI.

Alternativa D: INCORRETA. O que afirma esta alternativa é tema de ênfase para fins de fiscalização do Poder Legislativo e o Sistema de Controle Interno de cada Poder, conforme art. 59, LC, em seu inciso II.


 

Acertou?

Essa e outras questões você encontra no livro 500 questões comentadas de Contabilidade.

ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br