(ANALISTA - POLICIA CIVIL/MG - FUMARC - 2013) Nas obras de fundações, em que as cargas mais importantes são verticais, a medição dos recalques constitui o recurso fundamental para a observação do comportamento da obra. Nesses casos, os relatórios de medições de recalques devem conter pelo menos os seguintes elementos, exceto:

A) Metodologia utilizada nas medidas, traçado do caminhamento, eventual erro de fechamento e sua compensação, menção de possíveis anormalidades constatadas e comentários a seu respeito.

B) Recalques parciais (entre duas leituras consecutivas) e totais (entre a segunda leitura e a primeiraleitura), convencionando-se como positivo o deslocamento vertical para baixo.

C) Velocidade de recalque e aceleração no período entre duas leituras.

D) Descrição do estado de carregamento da obra.



Alternativa A: CORRETA. Todo relatório técnico deverá conter toda metodologia empregada para análise e uma inspeção criteriosa para monitoramento dos problemas ao decorrer do tempo.

Alternativa B: INCORRETA. Recalque total se refere ao recalque máximo que a estrutura poderá sofrer.

Alternativa C: CORRETA. Determinação da velocidade do recalque para estimativa ao longo do tempo da deformação prevista por essa estrutura.

Alternativa D: CORRETA. Analisar o carregamento da estrutura ao longo do tempo, pois esta influencia diretamente na velocidade de recalque.

Essa e outras questões você encontra no livro: 300 Questões Comentadas de Concursos em Engenharia Civil
ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br