Feira do Móvel de Milão 2018 desafia as cidades a revalorizar as áreas verdes

 

Com um pavilhão conceitual montado no coração da cidade, na Praça do Duomo, o Salão Internacional do Móvel chama atenção para problemas ambientais e reafirma seu manifesto que defende uma revolução urbanística nas cidades


Pavilhão Living Nature criado por Carlo Ratti faz o alerta da necessidade urgente de “devolver” a natureza às cidades. Foto: Luan Galani / Gazeta do Povo

 

É heresia contradizer o que todo mundo já percebeu nesta segunda-feira (16) ao passar pela Praça do Duomo, no coração de Milão: a Semana de Design de Milão ainda nem começou, mas a temporada com certeza é do arquiteto do Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Carlos Ratti.



Interior do Pavilhão Living Nature, de Carlo Ratti. Foto: Luan Galani / Gazeta do Povo


Pavilhão Living Nature que ele concebeu, fazendo as quatro estações coexistirem utilizando apenas um sistema de calor a partir de placas fotovoltaicas, é genial. O projeto toma proporções ainda mais vultosas, se lembrarmos que a instalação é um braço do Salão Internacional do Móvel, evento oficial da semana de Design, que não costuma se arriscar com propostas tão conceituais. Pelo menos não costumava.

 

A verdade é que o ISaloni, como é chamado, agora querem se reinventar, como destacaram no primeiro manifesto de sua história, publicado recentemente.  A intenção de Ratti e, portanto, também do evento, é discutir a relação das cidades com as suas naturezas domésticas. Nas palavras de Ratti, foi a cidade que se apropriou da natureza, levando ao consumo exagerado.

A marcação das estações se dá na temperatura, vegetação e aromas. Foto: Luan Galani / Gazeta do Povo


“Nosso desafio agora é trazer a natureza de volta para as cidades e nossas casas”, escreve o arquiteto e designer. O Pavilhão mistura os mobiliários, independentemente da estação, justamente para acabar com a divisão interior e exterior, criando espaços apenas, que nunca se esqueçam da natureza.

O espaço tem chamado tanta atenção que logo no seu primeiro dia um dos visitantes foi o designer holandês Daan Roosegaarde, conhecido por revolucionar as cidades com tecnologia e soluções incríveis. Conforme confirmou à reportagem de HAUS, ficou impressionado.

 

Livros:

ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br