2B Educação

Live Fundamentos Psicológicos da Aprendizagem - Questão de prova para concursos em Pedagogia [02]

21/05/2019

Questão 02

 Clique aqui para acessar a questão 01 agora mesmo!

- Enunciado da questão:

 
(PEDAGOGO - PREF. JUINA - INST.EXCELÊNCIA – 2017)
Para Vygotsky, existem três momentos importantes na aprendizagem da criança. Relacione as colunas em relação a esses momentos:
 
(I) Zona de desenvolvimento potencial:
(II) Zona de desenvolvimento real:
(III) Zona de desenvolvimento proximal:
 
( ) é tudo que a criança somente realiza com o apoio de outras pessoas.
( ) é tudo que a criança ainda não domina mas que se espera que ela seja capaz de realizar.
( ) é tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II, III, I.
B) I, III, II.
C) III, I, II.
D) Nenhuma das alternativas.
 
RESPOSTA: C
 
- Resolução da questão
 
Lev Vygotsky trata-se do autor que se baseia no princípio de que o homem se forma em contato com o meio. Para este teórico na ausência de relação não se constrói um homem, pois ele acredita que a formação se dá a partir da interação, de modo que, o homem modifica o ambiente da mesma forma que o ambiente modifica o homem. Assim, para Vygotsky o desenvolvimento do conhecimento ocorre a partir de dois processos: maturação e aprendizado.
 
Nessa perspectiva, o processo de maturação cria capacidades de tornar possível o processo de aprendizagem, sendo assim, a linguagem pensada ou falada possui um papel fundamental sendo desenvolvida a partir de uma sequência: 1- função indicativa, que é o pensamento sincrético, 2- função significativa, pensamento por complexos e por fim, 3- função formal que envolve a criação de conceitos simbólicos. No processo de desenvolvimento da criança, a fala assume um papel importante, pois é um instrumento fundamental na construção das interpretações do pensamento infantil.
 
Os estudos de Vygotsky contribuíram de forma significativa, para a compreensão do desenvolvimento e, da aprendizagem através da criação do conceito de ZDP.  Neste sentido, o desenvolvimento do ser humano é compreendido em dois níveis: nível de desenvolvimento real e nível de desenvolvimento potencial.
 
O nível de desenvolvimento real é a capacidade que a criança tem em resolver os seus problemas de forma independente, ou seja, sem o auxílio de outra pessoa. Enquanto, o nível de desenvolvimento potencial trata-se da capacidade de solução de problemas tendo a orientação de alguém ou em conjunto com alguém de maior capacidade. A distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, Vygotsky denominou de Zona de desenvolvimento Proximal (ZDP) neste, temos a presença do mediador que será alguém mais experiente naquele determinado assunto que está sendo apreendido.



 

Assim, a resposta da questão é:
 
  • - Zona de desenvolvimento proximal: é tudo que a criança somente realiza com o apoio de outras pessoas.
  • - Zona de desenvolvimento potencial: é tudo que a criança ainda não domina mas que se espera que ela seja capaz de realizar.
  • - Zona de desenvolvimento real: é tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.