2B Educação

Live Fundamentos Psicológicos da Aprendizagem - Questão de prova para concursos em Pedagogia

21/05/2019

Live Fundamentos Psicológicos da Aprendizagem - Questão de prova para concursos em Pedagogia

Questão 01


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- Enunciado da questão:

(PROFESSOR EDUCAÇÂO INFANTIL - UFAL/AL – COPEVE – 2017)
 
Para Piaget (1975), a aprendizagem ocorre sempre que um conjunto de processos dentro do sistema nervoso aciona os esquemas cognitivos para processar e identificar a entrada de estímulos. Quando a criança adquire novas experiências através da interação com o ambiente, vendo ou ouvindo coisas novas, ela adapta os novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. O autor considera o processo cognitivo através de duas dimensões – aprendizagem e desenvolvimento – apresentando os seguintes estágios do desenvolvimento cognitivo da criança:
 
A) Sensório-motor, Operatório-concreto, Pós-operatório e Acomodação.
B) Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório-concreto e Operatório-formal.
C) Sensório-motor, Operatório-concreto, Operatório-formal e Operatório-informal.
D) Sensório-motor, Assimilação, Acomodação e Operatório-concreto.
E) Pré-operatório, Operatório, Operatório-concreto e Operatório-informal.
 
Resposta: B
 

- Resolução da questão
 


O desenvolvimento humano está relacionado ao desenvolvimento mental e crescimento orgânico e está organizado em fases e faixas etárias dispostos da seguinte maneira:

Live Fundamentos Psicológicos da Aprendizagem - Questão de prova para concursos em Pedagogia

Os estudos de Jean Piaget fundamentaram a teoria construtivista, na qual a interação entre o sujeito e, sua interação com o objeto contribuem para o processo de aprendizado (conhecimento). Piaget, com base nisso, organiza o desenvolvimento humano tomando como pressuposto o surgimento de novas qualidades de pensamento.

Os estágios elaborados por Piaget estão organizados por idade e, levam em consideração o pensamento da criança constituído pelas suas sensações (sensório) e pelos seus movimentos (motor), ou seja, elas aprendem manuseando objetos do meio em que estão inseridas.

Desta forma, uma criança ao ter seu desenvolvimento analisado com base nas perspectivas de Piaget, terá como foco a observação de fatores que influenciam o seu desenvolvimento sob o prisma da maturação.

Dentro da sua teoria acerca de como ocorre o desenvolvimento infantil, Piaget - principal representante da psicologia da aprendizagem, estudioso das estruturas cognitivas – a partir das suas observações esquematizou quatro estágios:

 
  1. 1. Estágio Sensório-Motor, que se configura do nascimento aos dois anos;
  2. 2. Estágio Pré-Operatório, dos 2 aos 6-7 anos;
  3. 3. Operatório Concreto, dos 7 aos 11 anos e
  4. 4. Operatório Formal, dos 12 anos em diante.

 

Estágio Sensório-Motor, que se configura do nascimento aos dois anos

Esse período diz respeito ao desenvolvimento do recém-nascido e do latente. É a fase em que predomina o desenvolvimento das percepções e dos movimentos. 
 
O desenvolvimento físico é acelerado o desenvolvimento ósseo, muscular e neurológico permite a emergência e novos comportamentos, como sentar-se, engatinhar, andar, o que propiciará um domínio maior do ambiente.

 

Estágio Pré-Operacional, dos 2 aos 6-7 anos

Corresponde ao período pré-escolar, considerado a idade áurea da vida, pois é nesse período que o organismo se torna estruturalmente capacitado para o exercício de atividades psicológicas mais complexas, como o uso da linguagem articulada

Os fundamentos da personalidade do indivíduo lançados na fase anterior começam a tomar formas claras e definidas.

 

Operacional Concreto, dos 7 aos 11 anos

Neste estágio a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, sendo então capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Apesar de não se limitar mais a uma representação imediata, depende do mundo concreto para abstrair.

É a fase escolar. Nesta fase da vida, o crescimento físico é mais lento do que em fases anteriores, as diferenças resultantes do fator sexo começam a se acentuar mais nitidamente.

 

Operacional Abstrato, dos 12 anos em diante

Nesta fase já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal, adquirindo a "capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta adquirindo, portanto, autonomia.