Editora 2B

Editora 2B
Noticia

Noticia

Tema:
21 02

Mecânica dos Solos: A importância das sondagens no terreno

Editora 2B
Mecânica dos Solos: A importância das sondagens no terreno

 

Como sabemos, o peso de uma construção é suportado e distribuído - através das fundações - pelo solo, o qual, dependendo de sua constituição, apresenta maior ou menor resistência. Assim também a construção, em função de seu maior ou menor peso, exigirá uma camada de solo com resistência compatível.


TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE MECÂNICA DOS SOLOS! CLIQUE AQUI!

 

De uma maneira geral, os solos são classificados de acordo com suas partículas: pedregulho, areia, silte, argila. Dessa forma, o conhecimento obtido através de sondagens, do perfil geológico do terreno onde se pretende construir, é de fundamental importância para a escolha e dimensionamento da fundação.

Os dados relativos a tal perfil bem como às características da edificação permitirão ao especialista em mecânica dos solos projetar a fundação - superficial ou profunda - dependendo da camada do terreno apta a suportar a carga. A camada superficial dos terrenos por constituir-se habitualmente de solo orgânico, não deve ser utilizada como base para alicerces.

O correto conhecimento do solo é ainda de grande importância para que seja avaliada a oportunidade de execução de muros de arrimo e também, efetuados os escoramentos adequados, quando da necessidade de escavações, evitando-se assim, os perigosos deslizamentos de terra.

Infiltrações no terreno podem colocar em risco os moradores e as construções.