2B Educação

Depois de tantas mudanças do CFC 2019, divulgado edital!

17/04/2019
Depois de tantas mudanças do CFC 2019, divulgada edital!
 
Você está por dentro das mudanças do CFC 2019? Sim, e do edital que foi divulgado?? Vem com a gente,  vamos te contar essa história e tudo o que você precisa saber para ser aprovado de primeira!

SOS! Em 2015 o percentual de reprovação do exame foi de 87%.
Prepare-se agora e fuja dessa estatística!
Acessar Material de Estudos

 
Tópicos da postagem:
  1. - Informações da primeira edição da prova 
  2. - Como as mudanças do CFC aconteceram.
  3. - Preciso fazer a prova?
  4. - Sobre a nova prova
    1. Metodologia
    2. Assuntos
    3. Documentação necessária
  5. - Materiais de estudos disponíveis online
    1. > Livros
    2. > Provas anteriores
    3. > Cursos
    4. > Video aulas
    5. > Filmes
  6. dados do Exame de Suficiência de 2018

 

1. Informações da Primeira edição da prova

Nesta quinta-feira, 18 de abril, foi divulgado pelo conselho federal de contabilidade o edital com todas as informações da primeira edição da prova do Exame de Suficiência.

Período de inscrições: 22 de Abril até 22 de Maio. 
Site para inscrições: Clique aqui.
Data da prova:
07 de Julho.
Edital completo: Clique aqui.
 

2. Como as mudanças do CFC aconteceram

Nos primeiros anos - e nos subsequentes - do Exame de Suficiência, a realizadora da prova foi a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). No entanto, em meados de janeiro de 2018 aconteceu essa tal mudança.
 
Foi divulgado pelo CFC que o edital do primeiro semestre demoraria de sair pois estava havendo um processo de licitação para uma nova banca. É aí que a Consulplan entra na história, divulgada como nova banca do exame, o qual aconteceria nos meses de junho e outubro de 2018.
 
Com a Consulplan, o caráter da prova foi bastante modificado: antes havia um foco maior no âmbito da contabilidade financeira. Já agora, passava a mesclar a contabilidade financeira com normas da contabilidade, por exemplo.
 
 
Acontece que este ano, novamente, está acontecendo um outro processo de licitação para uma nova banca. A proposta do instituto que até então era responsável pelo Exame de suficiência  foi considerado inabilitada por identificarem um balanço Patrimonial incompleto.

Porém, depois de muitas especulações e incertezas a prova se manterá com a banca da Consulplan. O Conselho Federal de contabilidade se pronunciou sobre “Após finalização do processo licitatório, a banca vencedora que realizará as duas edições do Exame de Suficiência de 2019, será a Consulplan (https://www.consulplan.net/). 
 
 
 
Receba novidades sobre o CFC em primeira mão!
Inscreva-se aqui

 

3. Preciso fazer a prova?

Segundo o próprio site do CFC “Em 2010 foi sancionada pelo Presidente da República a Lei 12.249 /2010, que institui a obrigatoriedade do Exame de Suficiência na área contábil.”. Por isso, todo e qualquer profissional da área de contabilidade (Bacharel em Ciências Contábeis), formados após junho de 2010, que queira ter a carteira do Conselho Regional de Contabilidade precisa ser aprovado no exame.
 
Para o presidente do Conselho Federal, Zulmir Ivânio Breda o órgão busca:
“Em primeiro lugar, primar pela excelência na gestão do CFC, preservando sua credibilidade e respeitabilidade como órgão de classe responsável pela regulação da profissão e pela emissão de normas contábeis técnicas e profissionais.”
 
“Em segundo lugar, mas não menos importante, tem como tarefa vislumbrar o cenário da profissão para o futuro e preparar o caminho para que a classe alcance um patamar cada vez mais importante no mercado, tanto no setor privado quanto no segmento público e no Terceiro Setor”.
 

4. Sobre a prova

 

Metodologia

Pode parecer simples ser aprovado em uma prova que contém assuntos que você estuda há 4 ou 5 anos, mas não se engane! A prova contém 50 questões e para garantir o direito à carteira do Conselho Regional de Contabilidade, é preciso acertar 50% delas. Ou seja, pelo menos 25 questões.
 
As 50 questões citadas anteriormente abordam qualquer um dos temas estudados ao longo do curso. Como se não fosse suficiente, ainda é importante estar atento a todas as atualizações e alterações que a Contabilidade sofre durante esse tempo.
 
A prova, independente da banca, vem ganhando um comportamento diferente, os conhecimentos exigidos têm se tornado mais complexos. Hoje a prova não se trata somente de um “decoreba” das leis, resoluções e pronunciamentos, é necessário saber aplicar o que foi aprendido no período de graduação no conhecimento prático.
 
Treine as metodologias das provas e seja aprovado.
Acessar provas antigas
 
 

- Assuntos

 
Para a prova do CFC é importante estudar um pouco de tudo, mais saiba onde acumular seus esforços!
 

 

Confira nosso material preparatório para o CFC e esteja pronto!
Acessar material!
 
 
É muito comum vermos pronunciamentos contábeis, o qual é um assunto que esteve fortemente presente nas questões das provas do CFC de 2018, assim como a contabilidade geral.
 
A contabilidade de custos, por exemplo, que tinha sido reduzida para duas questões, voltou a se fazer presente mais fortemente com a banca da Consulpan.
 
Com todas essas mudanças, a complexidade da prova vem aumentando, ela vem ficando mais trabalhosa e passando a exigir estudos prévios por parte do candidato.
 
Como já citado anteriormente, na prova do Exame de Suficiência do CFC é necessário mais do que apenas o conhecimento da faculdade. Assuntos e conceitos que foram tratados rapidamente em sala de aula ganham maiores importância no momento da prova, como:
 
2018.1
  • - Contabilidade geral
  • - Princípios e Normas Brasileiras
  • - Teoria da Contabilidade
  • - Contabilidade de custos
  • - Contabilidade Aplicada ao Setor Público
  • - Noções de Direito
  • - Auditoria Contábil
  • - Perícia Contábil
  • - Matemática Financeira e Estatística
  • - Legislação e Ética Profissional
  • - Língua Portuguesa
 
2018.2
  • - Contabilidade geral
  • - Contabilidade de custos
  • - Teoria da Contabilidade
  • - Legislação e Ética Profissional
  • - Princípios e Normas Brasileiras
  • - Contabilidade Aplicada ao Setor Público
  • - Noções de Direito
  • - Auditoria Contábil
  • - Perícia Contábil
  • - Matemática Financeira e Estatística
  • - Língua Portuguesa
 
*Os Tópicos acima estão caracterizados por ordem de cobrança
 

- Documentação necessária

 
A prova costuma acontecer no período da manhã. É importante que quem vá realizar o exame esteja preparado em todos os sentidos.
 
Dormir pelo menos oito horas antes da prova, se alimentar bem e tirar o dia antes do exame para descansar são algumas dicas importantes. Além disso, durante a prova também é importante evitar distrações como a fome, por isso, está liberado  está liberado levar barra de cereais, chocolates e uma garrafinha de água sem rótulos e com embalagem transparente.
 
Lembre-se de levar a documentação necessária:
 
  • Comprovante de inscrição.
  • Carteira de identidade (Ou CNH com foto).
  • Calculadora (que não permita o armazenamento de texto)
  • Caneta esferográfica preta ou azul.
 
Além disso, é de extrema importância comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos.
 

5. Materiais de estudos disponíveis online

 

- Livros

 

- Provas Anteriores

 

- Cursos


 

Tópico relacionados:

--------------------------------------------------------------------------------------

6.Confira alguns dados do Exame de Suficiência de 2018:

 
Brasília -  A contabilidade no Brasil, reconhecida mundialmente, é composta por mais de 522 mil profissionais registrados  que atuam em todos os estados brasileiros. Os dados são da área de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que é responsável pela aplicação do Exame de Suficiência, dispositivo necessário para a obtenção do registro profissional.
O Exame foi instituído pela Lei nº 12.249/10, que alterou o Decreto-Lei n.º 9295/46. De acordo com o artigo, os profissionais da contabilidade somente poderão exercer a profissão mediante conclusão do curso de Ciências Contábeis e aprovação no Exame de Suficiência, pré-requisito para registro em Conselho Regional de Contabilidade.

“É importante ressaltar que o Exame de Suficiência é uma importante ferramenta de controle do Sistema CFC/CRCs e um poderoso instrumento de proteção social”, avalia o vice-presidente de Registro do CFC, contador Marco Aurélio Cunha de Almeida. Para os candidatos que se submeterão ao Exame neste ano, o vice-presidente manda um recado: “O conteúdo programático vem permanecendo o mesmo, desde as duas edições de 2018. Vale a pena conferir o edital para quem quiser se preparar”.
 
A bacharel em Ciências Contábeis, Carine Vogel Dutra Telles, está ansiosa para receber o registro profissional. A moradora de Brasília foi a única candidata do País a obter a maior nota da segunda edição do Exame em 2018. “Estudei algum tempo para concursos públicos com foco na carreira de auditor fiscal. Dessa forma, percebi que tinha adquirido um bom conhecimento sobre a área contábil”, revela a futura contadora.
 
Dados da área de Registro do CFC apontam, ainda, que os homens lideram o ranking com 298.699 mil (57,24%); enquanto as mulheres somam 223.103 mil (42,7%). “Em até dez anos, as mulheres serão maioria”, comunica o vice-presidente do CFC.
 
Com o advento tecnológico, a  profissão contábil vem se adaptando dia a dia com as novas demandas e com a necessidade do mercado em receber informações cada vez mais precisas que contribuem para a tomada de decisões. “É importante estar sempre atualizado sobre os assuntos contábeis, por meio de notícias da área e das atualizações contidas no site do CFC”, avalia Carine.
Outro ponto abordado pela futura profissional refere-se à importância do Exame. “Acredito que é um pilar que separa os profissionais que estão habilitados a atuar dos que ainda precisam aperfeiçoar seus conhecimentos”.
 
Nas edições 2018 foram cobrados dos candidatos as seguintes matérias:  Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Teoria da Contabilidade, Legislação e Ética Profissional, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade, Auditoria Contábil, Perícia Contábil, Noções de Direito, Matemática Financeira e Estatística e Língua Portuguesa.


Fonte: CFC conselho federal de contabilidade.

 

Palavras relacionadas:
Além disso, janeiro 2019, prova do exame, ciências contábeis, continuar lendo, profissionais da contabilidade, dia a dia, ano de 2019, publicado no diário oficial da união, prova do conselho federal de contabilidade, cfc