2B Educação

O que é o Cadastro de Reserva nos concursos públicos?

19/11/2020
O que é o Cadastro de Reserva nos concursos?
 
Durante a pandemia do coronavírus, muitos dos editais de concursos publicados em todo o país têm ofertado vagas para o Cadastro de Reserva (comumente, usa-se a sigla CR).
 
No entanto, a oferta de vagas para o CR não surgiu agora e sempre existirá nos certames, e é por isso que você, concurseiro(a), precisa entender do que se trata – para então tomar a decisão de prestar o concurso ou não.
 
Se você foge das vagas para o Cadastro Reserva ou simplesmente não entende o que elas representam, este artigo é para você. Fica aqui que a gente te explica!
 

O Cadastro de Reserva é uma “lista de espera”

 
O CR funciona da seguinte forma: nos concursos cujos editais preveem vagas para o Cadastro de Reserva (na totalidade ou parcialmente), os indivíduos aprovados aguardarão na “fila” a oportunidade de serem nomeados.
 
Alguns concursos preveem que todas as vagas serão destinadas ao CR, para preenchimento futuro.
 
Outros, distribuem entre vagas imediatas e vagas para o Cadastro de Reserva.
 

Eu necessariamente serei nomeado?
 

A resposta para esta pergunta é não, mas antes que você comece a fugir de todos os concursos com vagas para o CR, entenda que você tem uma expectativa de direito de ser nomeado.
 
Se você foi aprovado nas etapas do concurso e está entre os candidatos do CR, o prazo estabelecido pelo edital é a data limite para a sua nomeação.
 
Este prazo não é igual para todos os concursos, e a demora (ou rapidez) da nomeação também varia: há casos em que o candidato é nomeado brevemente; em outros, o prazo expira sem que as vagas do Cadastro Reserva tenham sido contempladas.
 

Por que fazer um concurso para o Cadastro de Reserva, então?


Como mencionamos anteriormente, os prazos da possível nomeação do CR variam de edital para edital, assim como as chances de ser nomeado(a). Isso significa que você pode ter uma surpresa muito boa ou acabar se frustrando.
 
Os concursos com vagas somente para o CR podem ser uma boa opção para você que almeja um concurso maior e está prestando outros, para ter uma renda mensal fixa enquanto estuda. Acaso você seja nomeado(a), ótimo; se não, você já está mantendo uma rotina de estudos.
 
No caso dos editais que preveem vagas imediatas combinadas com vagas para o Cadastro de Reserva, só existe o lado bom: as suas chances de ser nomeado(a) aumentam.
 
Além dessas hipóteses, vale lembrar que somada à preparação técnica anterior, o sucesso em concursos públicos também depende de prática. Praticar com provas reais, em circunstâncias reais, poderá ser o diferencial na sua aprovação – mesmo que as vagas do edital sejam destinadas ao Cadastro de Reserva.

 
É importante que você esteja ciente dos possíveis cenários em caso de vagas para o CR, para que tome a melhor decisão para o seu momento de vida.
 
Lembre-se: ter diversas opções pode ser melhor do que não tentar!