Editora 2B

Entenda o que faz um pedagogo

02/08/2018

Entender o que faz um pedagogo é de extrema importância para aqueles que estão buscando essa graduação. Sendo o terceiro curso mais procurado no Brasil, a pedagogia tem um vasto campo de atuação. Saiba o que faz um pedagogo e quais são suas chances no mercado de trabalho. 

Entenda o que faz um pedagogo

O Pedagogo é o profissional que estuda e entende os princípios e métodos de ensino, da gestão de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, buscando sempre uma maior integração entre alunos e professores.

Esse profissional, além de especialista em educação, e no sistema de ensino, ele associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra a fim de facilitar o processo de aprendizagem.

Desta forma, o pedagogo contribui para melhorar a qualidade do ensino e aprendizado, fortalecendo a construção do conhecimento em diversos âmbitos: culturais, sociais e econômicos.

Áreas de atuação do Pedagogo

O mercado de trabalho para o Pedagogo é amplo e vai muito além das escolas de ensino fundamental, médio e universidades. Quem se forma em Pedagogia é possível trabalhar em diversos âmbitos como:

  - Consultorias e assessorias

  - Editoras de livros didáticos

  - Escolas de idiomas

  - ONGs

  - Órgãos públicos ligados à educação

  - Pedagogia Empresarial

  - Pedagogia Hospitalar

  - Orientação Educacional

  - Gestão Escolar

Além de atuar nas áreas de educação citadas, atualmente, o pedagogo deixou de ser aquele profissional que atua somente dentro das escolas. O pedagogo pode atuar em empresas com o intuito de desenvolver trabalhos educacionais elaborando materiais, por exemplo.

Além disso pedagoga pode trabalhar desenvolvendo projetos, métodos e sistemas, os quais são fundamentais para o aperfeiçoamento da aprendizagem e que são aspectos importantes dentro da metodologia de ensino de um pedagogo.

Quem escolhe o curso de pedagogia, tem como objetivo principal garantir e melhorar a qualidade da educação, principalmente a educação infantil. O pedagogo pode desenvolver funções importantíssimas. Veja algumas possibilidades:

  - Planejamento de métodos educacionais

  - Acompanhar a qualidade de ensino

  - Organizar e  qualificar equipes de ensino

  - Orientar os estudantes em processo de aprendizagem

  - Assessorar pedagogicamente em veículos de comunicação

  - Fazer auditorias educacionais

  - Fazer pesquisas educacionais

  - Aplicar avaliações educacionais

  - Contribui em projetos de alfabetização de jovens e adultos.

Viu como é de extrema importância entender o que faz um pedagogo? 

Agora que você já sabe todas as possibilidades de atuação, que tal entender um pouco mais sobre:

- O que é pedagogia de verdade
- O símbolo da pedagogia
- Quanto ganha um pedagogo
Dicas de planejamento para estudos 

E uma dica bônus para você se divertir: 7 filmes indispensáveis para um pedagogo