2B Educação

Oportunidades e perspectivas da Contabilidade do futuro

17/02/2020
Oportunidades e perspectivas da Contabilidade do futuro
 
Esta matéria é para você, graduado(a) ou prestes a se formar em Ciências Contábeis, que está estudando para o exame do CFC e está cheio de dúvidas sobre a profissão.
 
As dúvidas são comuns neste processo de ingresso no mercado de trabalho, é claro, mas estamos aqui para contar para você as razões pelas quais a profissão de contador(a) está em alta, e todo o tempo que você está “gastando” com os estudos valerá (muito) a pena.
 
O mercado contábil é, por si só, muito promissor, já que envolve uma alta complexidade técnica, sem falar na forte regulação que paira sobre o setor. No entanto, um questionamento comum que surge é “as máquinas não irão substituir o contador?”.
 
A evolução tecnológica constante tem criado plataformas cada vez mais completas, capazes de desempenhar os mais variados papeis no âmbito da contabilidade. No entanto, em vez de substituir os contadores (como diria o senso comum), esta tendência exigirá cada vez mais profissionais com duas características marcantes:
 
- sólido conhecimento ténico;
 
- domínio das ferramentas de informática.
 
Esta era tecnológica não extinguirá a necessidade de contratação de profissionais de contabilidade;  em verdade, demandará desses profissionais o exercício de atividades de gestão, planejamento e alternativas para maior rentabilidade dos negócios ou das instituições (compliance, gestão de riscos, e por aí vai).
 
O profissional da contabilidade do futuro (ou seja, você) atuará de forma diferente, não mais mecânica – para entender o que isto significa, basta lembrar dos contadores(as) que você conhece que cuidavam de enormes livros-caixa físicos, anotando manualmente cada movimentação.
 
Os livros-caixa físicos já fazem parte do passado, e a tendência é que a atuação do(a) contador(a) se torne cada vez mais sofisticada.
 
Inclusive, o papel estratégico do profissional de contabilidade tem sido cada vez mais reforçado na tomada de decisões dos negócios e das instituições, tendo em vista o leque de informações cruciais das quais tem posse.
 
O futuro não espera por você: prepare-se para o Exame de Suficiência o quanto antes e comece a colher os frutos da sua escolha profissional! Clique aqui e acesse um e-book gratuito com 30 questões comentadas do Exame do CFC.
 

Oportunidades x necessidade de adaptação
 

Se você não enxerga uma grande variedade de oportunidades para o(a) contador(a) no mercado de trabalho, aconselhamos que não pare de ler e aproveite a oportunidade de expandir os seus horizontes.
 
Após a sua aprovação no Exame de Suficiência, você poderá seguir carreira como:
 
- Analista Financeiro;
 
- perito contábil;
 
- auditor independente;
 
- assessor empresarial;
 
- contador (contabilidade gerencial, empresarial...);
 
- consultor contábil, e etc.
 
Muitas são as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho que têm potencial para fazer você ter o sucesso que almeja.
 
Antes de tudo, o Exame do Suficiência é uma etapa pela qual você precisará passar. Estude conosco e estude sem sofrimento, com objetividade e rapidez! Clique aqui e acesse o E-book gratuito com 30 questões comentadas do Exame do CFC.
 
Apesar de todas as oportunidades, esteja atento(a): a palavra da vez é adaptabilidade.
 
Os espaços que demandam profissionais de contabilidade têm exigido que estes sujeitos tenham habilidades (ou skills) muito diferentes daquelas exigidas no passado. Por isso, cabe a você tomar a decisão de manter-se atualizado quanto às necessidades que o mercado requer.

 
Anne-Maria Vitale, a presidente do Painel Internacional de Educação em Contabilidade (parte da Federação Internacional de Contadores, IFAC) escreveu um Call to Action (chamada à ação) para todos os profissionais de contabilidade do mundo, tratando deste assunto.
 
Este foi uma parte do texto escrito por Vitale (traduzido pela nossa equipe de tradutores – se quiser ler o texto original em inglês, clique aqui), tratando das habilidades que o “novo contador” precisa ter: 
 
  • - Perspicácia no negócio. Hoje, decisões estratégicas se baseiam cada vez mais em como os indivíduos utilizam uma grande quantidade de dados com base no seu julgamento profissional. Os modelos de negócio estão mudando rapidamente, impactando a forma com que vendedores, empregados e consumidores interagem, e como os negócios são conduzidos.

     
  • - Competência comportamental. Isto diz respeito à forma com que os indivíduos usam curiosidade intelectual, pensamento crítico, adaptabilidade e a sua bagagem de aprendizado para se adaptar a um ambiente com rápida e constante mudança tecnológica, assim como  demonstrar agilidade intelectual para aceitar novas ou alternativas formas de trabalhar.

     
  • - Perspicácia no meio digital. Contadores devem entender como novas e emergentes tecnologias impactam a sua atividade, assim como compreender como são operadas, utilizadas e como afetam a geração e o processamento de dados e informações. Estão inclusas também as competências de avaliação de risco, análise preditiva e uso efetivo das ferramentas.

     
  • - Comunicação. Novas e emergentes tecnologias têm mudado os canais de comunicação entre os sistemas, tendo como exemplo o uso de redes sociais e dispositivos smart.
Fonte: site da IFAC (Federação Internacional de Contadores).
 
Então, futuro contador, a mensagem que deixamos para você é a seguinte: invista na sua carreira, pois o futuro te reserva boas novidades.
 
Se você tinha dúvidas sobre fazer ou não o Exame de Suficiência, esperamos que não tenha mais. Não perca tempo e se prepare para a prova o quanto antes, pois o futuro não espera por você!
 
Clique aqui e aproveite o nosso E-book gratuito com 30 questões comentadas do Exame de Suficiência.
 
Para conhecer os nossos livros e cursos preparatórios para o Exame de Suficiência de 2020.1, é só clicar aqui.
 
Bons estudos!