2B Educação

Os 5 Assuntos que mais caem em Concursos de Pedagogia

16/05/2019

Os 5 Assuntos que mais caem em Concursos de Pedagogia

Confira Concursos Públicos abertos para a área de Pedagogia

Se você vai fazer um concurso público, mas ainda não sabe como se preparar ou o que deve estudar, temos uma notícia boa: hoje vamos mostrar os 5 temas que mais caem nas provas de concursos!

Saber as disciplinas mais cobradas nos concursos é fundamental para a preparação, pois assim você poderá direcionar o seu estudo, focando no que é mais importante. Uma boa preparação é a chave para garantir a sua aprovação!

1. Legislação da Educação

Essa é a disciplina que tem a maior representatividade dentre todas as disciplinas de provas de concursos de pedagogia! É o conjunto de normas educacionais, legais e infralegais, leis e regulamentos, com instrução jurídica, relativas ao setor educacional.

Na prática, podemos citar alguns exemplos dessa disciplina:

  • - Normas constitucionais que são as fontes primárias para regular e organizar a educação nacional, definindo as competências constitucionais e atribuições administrativas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
  •  
  • - Leis federais que regulam o sistema nacional de educação;
  •  
  • - Resoluções e pareceres dos órgãos do Ministério da Educação, como Conselho Nacional da Educação ou Fundo de Desenvolvimento da Educação, sobre como serão executadas as regras jurídicas ou das disposições legais contidas no processo de regulação da educação nacional.


Dessa forma, pode-se perceber a importância do tema para a pedagogia e também para os concursos públicos dessa área.

>>> Materiais de estudos de Legislação da Educação: Clique aqui

2. Didática

A didática também representa uma parcela muito significativa nas questões de concursos públicos. É um dos principais ramos de estudo da pedagogia e investiga os variados processos de ensino e de aprendizagem. É a ferramenta cotidiana do professor e a ela cabe selecionar conteúdos, métodos e sistema de avaliação em função dos objetivos de ensino, que são baseados em objetivos sócio-políticos e pedagógicos.
 

A didática é uma ciência que está em constante evolução e não tem objetivo de ficar pronta ou acabada. O educador precisa estar sempre aberto às novas descobertas, abordagens, conceitos, etc. É fundamental que o educador esteja sempre atento às inovações, enriquecendo-se.

>>> Materiais de estudos de Didática: Clique aqui

3. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

O ECA é um marco regulatório, nele determinado que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar aos jovens o direito a saúde, educação, cultura, lazer, entre outros. Além disso, também é destacado a obrigatoriedade de proteger crianças e adolescentes de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Há também regras para combater o trabalho infantil e a exploração sexual.
 

É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para aqueles que não tiveram acesso na idade própria. Por isso, o ECA se tornou um tema tão importante para a pedagogia e tão recorrente nos concursos públicos da área.

>>> Materiais de estudos do ECA: Clique aqui

Preparamos uma super revisão para concursos em pedagogia. Confira já!

4. Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico e Informática

Essas são o que podemos chamar de “disciplinas genéricas”. Totalizando cerca de 20% das questões nos concursos públicos, é muito importante que o concurseiro não estude e saiba apenas sobre a sua área de atuação, mas seja também competente nas áreas de língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico e informática. Independente do cargo, essas são áreas do conhecimento básicas e necessárias para qualquer profissão.

>>> Materiais de estudos das matérias: Clique aqui

5. Aspectos Éticos, Filosóficos e Sociológicos da Educação

Esse também é um tema muito relevante para pedagogos e para os concursos públicos: entender como a ética, a filosofia e a sociologia influem no processo da educação. Os principais pontos que devem ser abordados, além de como e porque esses temas devem ser ensinados.

Agora que você já conhece os principais temas dos concursos públicos, chegou a hora de começar os estudos e ver seu nome entre os aprovados! Boa sorte!

>>> Materiais de estudos das matérias: Clique aqui