2B Educação

Os Materiais Indispensáveis Para Ser Aprovado No Exame De Suficiência Do CFC

06/02/2019
Os Materiais Indispensáveis Para Ser Aprovado No Exame De Suficiência Do CFC
 

Sobre a Prova

Ser aprovado no Exame de Suficiência do CFC não é tarefa tão fácil quanto muitos podem achar. A prova contém 50 questões e, para garantir o direito à carteira do Conselho Regional de Contabilidade, é preciso acertar metade delas, ou seja, 25 questões.

Mas são 50 questões que abordam qualquer um dos temas estudados ao longo dos quatro ou cinco anos do curso. Isso sem contar com todas as atualizações e alterações que a Contabilidade sofre durante esse tempo. 

Hoje vamos tratar sobre os materiais indispensáveis, considerados por nós, para você ter uma preparação adequada e completa para o Exame de Suficiência do CFC.

Confira abaixo a lista com os materiais que julgamos ser indispensáveis para garantir a sua preparação para o Exame de Suficiência do CFC e veja se você já os conhece e já os utiliza.

Materiais:

 

1. Curso Online Intensivão CFC


O Curso Online Intensivão CFC direciona os seus estudos finais para a prova do CFC. Nesse curso, são abordados os principais conceitos que já foram cobrados nas edições anteriores do Exame.

Foco na prática: Os autores avaliaram quais as temáticas mais cobradas em cada uma das disciplinas e expuseram as mesmas.

Resolução de questões: Os professores comentam não só as alternativas corretas das questões trabalhadas, como também as incorretas. O curso apresenta também a resolução completa de algumas provas do Exame de Suficiência para explorar ainda mais os conceitos cobrados e garantir a melhor preparação para a prova.

Duração de 8 horas: o curso é o material intensivo que você precisa para solidificar o seu aprendizado e garantir o melhor aproveitamento nas questões do Exame de Suficiência.

Materiais complementares: PDF, certificado, acesso para um fórum de discussão dos temas, especialistas disponíveis para tirar as suas dúvidas e mais!

Clique aqui e confira mais sobre o Curso Online!

 

2. Livro Super Preparatório para o Exame de Suficiência do CFC 2019

 

O livro foi atualizado pela Editora 2B em 2019, contendo mais de 400 questões de provas anteriores do Exame de Suficiência do CFC, tornando-o um dos mais completos e indicados para garantir uma boa preparação para o Exame de Suficiência do CFC. O livro contém:

- Questões Atualizadas
- Questões comentadas alternativa por alternativa
- Questões categorizadas por grau de dificuldade
- Dica do Autor
- Resumos práticos dos assuntos
- Capítulo sobre Língua Portuguesa
 

Clique aqui e confira mais detalhes sobre o livro!
 

a. Questões atualizadas

Diferente da maior parte dos livros que têm como objetivo a preparação para o Exame de Suficiência do CFC, o livro Super Preparatório para o Exame de Suficiência do CFC apresenta atualizações constantes para estar sempre o mais próximo da abordagem que é dada ao exame com o passar do tempo.

Atrelado a isso, as questões mais antigas não são retiradas do livro, o que te possibilita ter um grande número de questões para resolver e avaliar os seus conhecimentos e aprendizado.

Como sempre há a inclusão de novas questões atualizadas, é possível você observar a mudança de cobrança ou a permanência do estilo de cobrança das questões por tema. Assim, você pode perceber que as questões de Auditoria Contábil, por exemplo, podem sempre seguir um mesmo padrão ou mesmo tipo de abordagem.

Com isso, você estando bem preparado e sabendo resolver as questões contidas no livro, aumenta a sua segurança e também a probabilidade de resolver as questões dessa temática quando estiver no dia do Exame resolvendo a prova.

Confira algumas questões resolvidas clicando aqui.

b. Questões comentadas alternativa por alternativa

Essa é uma das características mais interessantes que o livro contém. O fato das questões do livro serem comentadas alternativa por alternativa já alia a prática com a teoria.

Você pode resolver cada questão e depois entender o por que uma alternativa está correta ou por que todas as demais alternativas daquela questão estão incorretas. Geralmente, quando estamos resolvendo uma questão, ficamos com dúvida em, pelo menos, duas alternativas.

Podemos até marcar a alternativa correta no gabarito, mas ficamos com aquele questionamento: “Por que a outra alternativa não estava correta?”.

Essa metodologia possibilita que, mesmo na prática da resolução de questões, você esteja também estudando um pouco de teoria, entendendo os conceitos abordados naquela questão, aprofundando o seu conhecimento e solidificando o seu aprendizado.

 

c. Questões categorizadas por grau de dificuldade

A categorização faz toda a diferença na forma como você encara a sua preparação para a prova e foca onde deve melhorar os seus estudos. Talvez, no decorrer da resolução das questões do livro, você perceba que está acertando apenas questões categorizadas como “Fácil”. Isso pode ser um alerta interessante para você.

A categorização da dificuldade de cada uma das questões é feita de forma subjetiva e leva em consideração:

  • O nível de profundidade: 
É levado em consideração o tema abordado na questão.
  • O tempo de resolução da questão:
Levando em consideração que o Exame de Suficiência contém 50 questões e você tem apenas 4 horas para resolver todas elas. Gastar tempo demais em uma questão pode significar não ter tempo suficiente para resolver algumas outras.

Em conversa com um dos autores do livro, o professor Georgito Arouca, autor da disciplina Legislação Trabalhista, foi falado um pouco dos critérios adotados para a classificação de uma questão sobre o tema entre Fácil, Intermediário e Difícil:

“Como a disciplina que eu escrevi as questões abordam, basicamente, conceitos relacionados à CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho, a minha classificação com relação aos graus de dificuldade levou em conta quão específico e atípico era o tema tratado em cada uma das questões. Alguns conceitos trabalhos no Exame abordam temáticas de conhecimento comum a todos como, por exemplo, os conceitos de empregador e de empregado. Entretanto, algumas questões de Legislação Trabalhista tratam de temas muito específicos ou trabalham com exceções que a maioria das pessoas desconhecem e que, para saber, só mesmo lendo e conhecendo toda a CLT. Nessas questões, o grau de dificuldade por mim considerado variava entre intermediário e difícil.”

 

d. Dica do Autor

Sempre que o autor julga necessário, ele utiliza o recurso da Dica do Autor para chamar a atenção dos estudantes sobre algum ponto. Às vezes, a dica é utilizada para chamar a atenção sobre o estilo de cobrança relacionado àquele tema no Exame de Suficiência. Outra vezes, o autor indica a necessidade de estudar alguns conceitos antes de resolver aquele tipo de questão ou até mesmo aborda a conceituação de algum tema.

Sempre que a Dica do Autor aparecer em uma questão do livro, vale focar no que está sendo dito ou sugerido ali. Isso, com certeza, será de grande valia para que você tenha um excelente aproveitamento tanto do livro quanto no dia da prova do Exame de Suficiência.

 

e. Resumos práticos dos assuntos

Após a resolução das questões de cada um dos capítulos do livro, você encontrará um resumo prático sobre o tema daquele capítulo. Alguns resumos incluem também quadros, tabelas e esquemas de modo a facilitar o seu aprendizado e compreensão acerca dos temas ali expostos.

Nos resumos práticos, os autores trabalham a teoria que envolve os principais conceitos trabalhados nas questões. A melhor parte desses resumos está na usabilidade dos mesmos. Ou seja, o que é tratado em cada um dos resumos não é o que o autor julga importante sobre o tema, mas sim o que o Exame de Suficiência já abordou sobre cada um dos temas.

Dessa forma, até o seu estudo teórico fica mais direcionado. Se você resolveu estudar a teoria por conta própria, como se estivesse estudando Contabilidade de forma geral, pode acabar se prendendo em assuntos e temas que não são frequentemente abordados no Exame de Suficiência do CFC.

Vale ressaltar que estudar esses temas é sempre importante também, mas aqui estamos buscando um estudo direcionado que visa à aprovação no Exame de Suficiência. Assim, é preciso saber o que estudar

 

f. Capítulo sobre Língua Portuguesa

Isso mesmo. Pode parecer óbvio, até pelo fato do Exame abordar questões sobre Língua Portuguesa, mas nem todos os livros que têm como objetivo a preparação para o Exame de Suficiência do CFC incluem um capítulo de Língua Portuguesa.

Apesar de não ser um tema específico de Contabilidade, a Língua Portuguesa é tão importante quanto os demais temas e pode ser o diferencial que vai garantir a sua aprovação.

O livro Super Preparatório para o Exame de Suficiência do CFC trabalha não só as questões de Língua Portuguesa seguindo a mesma metodologia utilizada nos demais capítulos, como também apresenta um resumo prático sobre a disciplina, sempre focando nos temas essenciais para o seu aprendizado e consequente aprovação.

Vale lembrar que o livro Super Preparatório para o Exame de Suficiência do CFC trata sobre todos as temáticas cobradas no Exame de Suficiência:

  • - Auditoria Contábil
  • - Contabilidade Aplicada ao Setor Público
  • - Contabilidade de Custos, Contabilidade Geral
  • - Controladoria
  • - Contabilidade Gerencial
  • - Legislação e Ética Profissional
  • - Língua Portuguesa
  • - Matemática Financeira e Estatística
  • - Noções de Direito
  • - Perícia Contábil
  • - Princípios e Normas de Contabilidade
  • - Teoria da Contabilidade.