Busca:

Busca:

Tema:
PEDAGOGO (Concurso Tribunal de Justiça do Estado de Goiás – Analista Judiciário 2014 Questão: 29)

Piaget afirma que toda desequilibração constitui condição necessária da aprendizagem. Uma das formas fundamentais que propiciaria tal fenômeno seria:

( a ) a necessidade de ser novo o objeto sobre o qual se intervém;
( b ) o não ineditismo do objeto sobre o qual se intervém;
( c ) a alteração do contexto do objeto sobre o qual intervém;
(d ) a dissociação entre a desequilibração e o objeto em foco;
( e ) a não atuação do educador no contexto no qual o objeto se encontra inserido.

Resposta:

GRAU DE DIFICULDADE: Intermediário

ALTERNATIVA A. INCORRETA. A ideia de desequilíbrio surge a partir da interação do sujeito com o objeto, provocando modificações nas suas estruturas cognitivas.

ALTERNATIVA B. INCORRETA. Necessariamente não se trata de um elemento novo, mas de uma nova situação, um novo contexto no qual o sujeito precisa pensar cognitivamente.

ALTERNATIVA C. CORRETA. Desequilibração no contexto piagetiano é a ideia de ressignificação do objeto em uma nova situação que o leve a pensar sobre ele e modificar suas estruturas cognitivas.

ALTERNATIVA D. INCORRETA. Não há uma separação entre a desequilibração e o objeto,  mas sim um interação entre eles que provoca modificações cognitivas no sujeito.

ALTERNATIVA E. INCORRETA. A teoria Piagetina não anula a importância do professor no contexto, mas considera todos os contextos necessários e importantes para a aprendizagem.

E aí, acertou? Essa e outras 299 questões você encontra no livro 300 questões comentadas de Provas e Concursos em Pedagogia:

                

Pedagoga concurseira
16/09/2016
ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br