(PEDAGOGO - 2015 - EBSERH HE UFSCAR – AOCP)


 O termo cultura organizacional é originado da:

(A) Pedagogia.
(B) Antropologia.
(C) Filosofia.
(D) Sociologia.
(E) Psicologia.

GRAU DE DIFICULDADE: Fácil  

DICA DO AUTOR: A concepção do entendimento sobre o que é Cultura Organizacional perpassa pelo conceito de cultura. De acordo com Chiavenato (2004, p. 165), “[...] a Cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização. Ela se refere ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais”. Entende-se, dessa forma, que o conceito de cultura organizacional se constitui, excepcionalmente, dentro de espaços empresariais.

Alternativas A, C, D e E: INCORRETAS. Não são ciências que estudam de forma direta os fenômenos culturais.

Alternativas B: CORRETA. Entendendo a Antropologia como a ciência que estuda a diversidade cultural (costumes, hábitos, crenças, etc.) dos diferentes povos que compõem as sociedades, o tema “Cultura Organizacional” origina-se a partir dos estudos realizados nesta ciência com o objetivo de entender os sujeitos que compõem as organizações, levando em consideração singularidades.


 E aí, acertou? Essa e outras 299 questões você encontra no livro 300 questões comentadas de Provas e Concursos em Pedagogia:

                

Livros:

ATENDIMENTO: Seg. a Sex.: 09h-18h | (71) 3023-2707 | atendimento@editora2b.com.br