Editora 2B

Editora 2B
Noticia

Noticia

Tema:
22 12

PEDAGOGO, e se a Prova fosse hoje? Confira a resposta! [15]

Pedagoga Concurseira


(PEDAGOGO -2015 - EBSERH HU UFJF – AOCP)


Por competência do indivíduo nas organizações, compreende-se:

(A) um estado, um conhecimento específico.
(B) somente a formação educacional do indivíduo.
(C) um conjunto de aprendizagens sociais, comunicacionais, saber agir responsável, mobilizar, integrar recursos e transferir conhecimentos em um contexto profissional determinado.
(D) à formação acadêmica necessária à administração da empresa.
(E) às habilidades de solucionar problemas relacionados ao grupo de trabalho dentro da cultura organizacional.

GRAU DE DIFICULDADE: Fácil

DICA DO AUTOR: De forma geral, as competências são entendidas como a capacidade de mobilizar recursos, construir conhecimentos; tomar atitudes e desenvolver habilidades, tudo em prol da obtenção de resultados. Falando em competências individuais, segundo Chiavenato (2008, p. 143), estas “[...] são as competências que cada pessoa deve contribuir e possuir para atuar na organização ou em suas unidades”. Ainda de acordo com este autor, competências “[...] são aquelas características pessoais essenciais para o desempenho da atividade e que diferenciam o desempenho das pessoas” Algumas das competências que os indivíduos precisam possuir nas organizações são “[...] aprender a aprender; comunicação e colaboração; raciocínio criativo e resolução de problemas; conhecimento tecnológico; conhecimento de negócios globais; desenvolvimento da liderança; e o autogerenciamento da carreira”. (CHIAVENATTO, 2000, p. 166 e 167).

Alternativas A, B, D e E: INCORRETAS. Ampliando a reflexão sobre os conceitos que tais alternativas trazem sobre competências, é possível visualizar que os mesmos são rasos e/ou incoerentes com a abordagem atual.   

Alternativa C: CORRETA. De fato, a concepção atual de competências individuais, nas organizações, as apresentam como um conjunto de aprendizagens sociais, comunicacionais, saber agir responsavelmente, mobilizar, integrar recursos e transferir conhecimentos em um contexto profissional determinado.
 
 
 E aí, acertou? Essa e outras 299 questões você encontra no livro 300 questões comentadas de Provas e Concursos em Pedagogia:

                

Encontre informações sobre concursos: Pedagoga Concurseira.