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(PEDAGOGO – INSS – 2014 – FUNRIO)

A mediação entre professores, conteúdos e alunos é uma condição para que a avaliação formativa aconteça. Nessa concepção, a avaliação possui a tarefa de:
A) acompanhar a forma como o aluno aprende e orientar o professor para ajustar suas ações pedagógicas.
B) selecionar os alunos que estão aprendendo para que se orientem no processo de aprendizagem.
C) orientar os professores para que possam tomar decisões quanto à hierarquização das aprendizagens dos alunos.
D) regular os processos de aprendizagem para que a escola possa formar as turmas por meio de mérito.
E) ajudar na comparação das aprendizagens a partir dos processos de seleção e classificação que ela possibilita.

Grau de dificuldade: Médio
Dica do autor: Todas as questões incorretas se referem à perspectiva classificatória da avaliação.

ALTERNATIVA A – CORRETA – A abordagem formativa pressupõe conhecer as diferentes fases de aprendizagem do aluno, suas formas de aprender e quais possibilidades de intervenções podem favorecer a aprendizagem.

ALTERNATIVA B – INCORRETA – A avaliação formativa não tem a pretensão de selecionar, mas de contribuir com o desenvolvimento do aluno. A avaliação meramente quantitativa limita-se a classificar e selecionar.

ALTERNATIVA C – INCORRETA – Mais uma vez, o enfoque a classificatório, noção que não se inclui na perspectiva formativa. Para Ribeiro (2011), avaliação formativa contribui com o desenvolvimento integral do aluno (ZABALA, 1998), o que envolve capacitá-los para aprender a aprender.

ALTERNATIVA D – INCORRETA – A formação de turmas por mérito valida a perspectiva da avaliação classificatória, seletiva e excludente. A avaliação formativa é reguladora, mas não possui essa finalidade de segregação, apresenta-se para o professor, como possibilidade de regular o seu ensino e a sua aprendizagem, bem como, a aprendizagem do aluno. Além disso, apresenta-se para o aluno como instrumento que possibilita o desenvolvimento das suas competências metacognitivas, de suas competências de autoavaliação e também de autocontrole (FERNANDES, 2009).

 ALTERNATIVA E – INCORRETA – A avaliação formativa não visa a comparação, nem tão pouco tem a intensão de selecionar ou classificar, estes pré-requisitos se enquadram perspectiva do exame. “Com os exames, o sistema de ensino e o educador tem em suas mãos um instrumento de poder, cuja autoridade pode ser exacerbada em autoritarismo; infelizmente, essa tem sido a tendência e a prática em nossas escolas. Com os exames em mãos, os educadores, representando o sistema social, no geral, têm se servido desse recurso para controlar disciplinarmente os educandos“ (LUCKESI, 2005, p.17).

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